Olimpíadas de Paris 2024: conheça a história dos Jogos Olímpicos
Evento tem data marcada para começar no dia 26 de julho, com a cerimônia de abertura acontecendo em uma travessia de 6 km no rio Sena
As Olimpíadas de 2024 estão cada vez mais próximas! O evento deste ano será sediado em Paris, na França, pela terceira vez na história.
A tão esperada cerimônia de abertura tem data marcada para o dia 26 de julho, às 14h30 (de Brasília), no rio Sena.
A abertura terá uma travessia de seis quilômetros ao longo do rio, um feito inédito na história do evento, conhecido por ser o evento de esportes mais importante do mundo.
Origem das Olimpíadas
A origem dos Jogos Olímpicos vem da cidade de Olímpia, na Grécia, em 776 a.C., quando atletas homens do país competiam em diferentes modalidades e homenageavam os deuses gregos.
A tradição durou até 393 d.C., quando o imperador romano Teodósio I, convertido ao cristianismo, impediu qualquer tipo de adoração a deuses, o que resultou na proibição dos Jogos Olímpicos, considerados pagãos.
História das Olimpíadas
Em 1894, o historiador francês Pierre de Frédy (1863-1937) criou o Comitê Olímpico Internacional (COI), com a primeira edição dos Jogos Olímpicos Modernos acontecendo em 1896, em Atenas.
A cerimônia de abertura foi realizada no estádio Panatenaico. Naquela edição, 241 atletas de 14 países competiram em 43 eventos.
Em 1900, na primeira edição das Olimpíadas sediada em Paris, as mulheres participaram do evento pela primeira vez competindo em cinco esportes: tênis, hipismo, golf, croquet e vela.
A tocha olímpica, um dos principais símbolos dos jogos, surgiu em 1936, em Berlim. Naquele ano também foi realizada a primeira transmissão televisiva das Olimpíadas, marcando o início de uma nova era para o evento.
Os jogos foram cancelados em três ocasiões devido a conflitos: durante a Primeira Guerra Mundial, em 1916, e na Segunda Guerra Mundial, em 1940 e 1944.
Os Jogos Paralímpicos só nasceram em 1960, contando com 400 atletas de 23 países, em Roma, na Itália.
Desde então, a Olimpíada se firmou como o maior evento esportivo do mundo, sendo televisionada globalmente e movendo milhares de pessoas que buscam a experiência de assistir aos diferentes esportes praticados durante as competições.