Alemanha goleia a Escócia com show da nova geração na estreia da Euro 2024
Com gols de Wirtz, Havertz e Musiala, Alemanha renovada goleia por 5 x 1 e coloca água no uísque escocês na Allianz Arena, em Munique
Show alemão e água no uísque escocês! Pela partida de abertura da Euro 2024, a dona da casa, Alemanha, atropelou a Escócia por 5 x 1 em Munique, pela 1ª rodada do Grupo A.
Com show dos jovens e um golaço do criticado centroavante Niklas Füllkrug, a Alemanha não tomou conhecimento do time escocês, que teve um jogador expulso ainda no 1° tempo, e largou da melhor maneira possível, mandando pra longe a desconfiança ao redor do atual elenco.
Hungria e Suíça, que completam o grupo, se enfrentam neste sábado (15), às 10h da manhã.
Na 2ª rodada, a Alemanha enfrentará a Hungria, na quarta-feira (19), às 13h, horário de Brasília, em Stuttgart, enquanto que a Escócia pegará a Suíça no mesmo dia, às 16h, em Colônia.
Veja como foi o jogo:
Empurrada pela torcida, jovens fazem a diferença e constroem vitória alemã no 1° tempo
Com estádio lotado e com um clima todo a favor, a Alemanha começou pressionando e logo com 1 minuto de jogo, o jovem Florian Wirtz recebeu lançamento sensacional de Rüdiger e saiu frente a frente com o goleiro escocês Gunn, que defendeu uma bela cavadinha do camisa 17 alemão com a testa.
A Escócia até que tentou diminuir a temperatura do jogo, mas, o ímpeto e talento alemão foram superiores.
E se na primeira, não conseguiu, na segunda, aos 10 minutos, Wirtz bateu de primeira da entrada da área, Gunn até chegou na bola, mas não o suficiente para evitar o primeiro gol alemão, com a bola batendo caprichosamente na área antes de morrer no fundo das redes.
Com a vantagem no placar, a Alemanha tinha o contexto ideal para fazer o seu melhor futebol, enquanto os escoceses precisariam abdicar da sua forma de atuar, mais recuada, para buscar o ataque.
Com isso, os espaços surgiram e após bela jogada, Havertz teve calma dentro da área, balançou pra cima da marcação e rolou para Musiala, também com tranquilidade, ajeitar o corpo e mandar a bomba para estufar as redes e levar ao delírio a torcida em Munique, 2 x 0.
Seja pela fragilidade do adversário, seja por jogar ou em casa ou tudo isso somado à necessidade de se provar após uma Copa do Mundo 2022 e um ciclo atual decepcionantes, a Alemanha seguiu firme rumo ao ataque em busca do terceiro gol.
Aos 25, Musiala caiu na área e o juizão marcou pênalti, mas no VAR, viu que a falta tinha sido fora da área. Na cobrança, Havertz bateu mal e Gunn defendeu sem dificuldades.
O pênalti que foi revisado aos 25, seria dado em nova revisão, aos 43. O escocês Porteous tentou afastar a bola após rebote na pequena área e até acertou na redonda, mas também o tornozelo de Gündogan, num lance perigoso que gerou também a sua expulsão.
Na cobrança, Havertz cobrou com tranquilidade e só esperou o goleiro decidir o lado para "soltar a bola" no meio do gol, 3 x 0 e espaço pra mais!
Liderados por Füllkrug, reservas saem do banco e ampliam vantagem da Alemanha
No segundo tempo, não só os alemães pareciam estar se poupando para o segundo jogo, como os escoceses, com um jogador a menos, pareciam "satisfeitos" com o 3 x 0, uma vez quatro dos seis terceiros colocados se classificam às oitavas-de-final e o saldo de gols pode fazer toda a diferença.
E assim o jogo seguiu até que Julian Nagelsmann decidiu colocar os reservas pra jogo. E esses, sem motivos para descansar e sedentos por um lugar entre os titulares, reaceleraram o jogo.
Aos 23 minutos, num lance de muita vontade, o centroavante Niclas Füllkgrug, que havia entrado no lugar de Havertz, recebeu dentro da grande área, ajeitou para a perna direita e mandou o foguete, a 109 km/h no ângulo oposto, sem chance alguma para o goleiro escocês.
Os "novatos" seguiram tentando mostrar trabalho, Füllkrug até marcou um segundo gol, mas foi anulado por impedimento.
Quem marcou e valeu foi a Escócia. Após cobrança de falta da esquerda e muita confusão, a bola rebateu na cabeça de Rüdiger, encobriu Neuer e morreu no fundo do gol.
O gol de honra poderia ser de grande ajuda pensando em uma classificação futura como um dos melhores terceiros colocados, mas quem disse que Emre Can, outro que saiu do banco, queria saber disso?
Já nos acréscimos, o volante alemão arriscou da entrada área e contou com desvio para mandar no cantinho, sem chances para o goleiro Gunn, que até tocou na bola, dando números finais ao jogo: Alemanha 5 x 1 Escócia.
Escalações
- Alemanha: Neuer; Kimmich, Rüdiger, Tah e Mittelstädt; Andrich (Gross) Kroos (Emre Can) e Gündogan; Musiala, Wirtz (Sané) e Havertz (Füllkrug) - Julian Nagelsmann
- Escócia: Gunn; Hendry, Porteous e Tierney (McKenna); Ralston, McTominay, McGregor (Gilmour) e Robertson; Christie (Shankland) e McGinn (McLean); Che Adams (Hanley) - Steve Clarke
Arbitragem:
- Árbitro: Clément Turpin (FRA)
- Assistente 1: Nicolas Danos (FRA)
- Assistente 2: Benjamin Pages (FRA)
- VAR: Jérôme Brisard (FRA)
Cartões:
- Amarelos: Andrich e Tah (Alemanha); Ralston (Escócia)
- Vermelhos: Porteous (Escócia)