Quadro de medalhas das Olimpíadas de Paris 2024: Entenda como funciona

Saiba com é feito ranqueamento de conquistas dos países no evento esportivo mais aguardado do ano; Brasil bateu própria marca em Tóquio 2020; relembre

Publicado em 15/07/2024 às 18:54

Falta muito pouco para o início das Olimpíadas de Paris 2024! O evento esportivo mais aguardado do ano terá início em 26 de julho, com a tradicional cerimônia de abertura acontecendo, pela primeira vez na história, no rio Sena, na França.

Em 23 edições disputadas, o Brasil possui 150 medalhas, sendo 37 de ouro, 42 de prata e 71 de bronze.

Essas marcas fazem do Brasil o maior ganhador de medalhas na América do Sul.

Em Tóquio 2020, disputada em 2021, o país conseguiu superar a própria marca de medalhas conquistadas em uma única edição.

No total, foram 21 conquistas, sendo sete de ouro, seis de prata e oito de bronze.

OLIMPÍADAS 2024: Quais os brasileiros com mais chances de medalha?

COMO FUNCIONA O QUADRO DE MEDALHAS

Os Jogos Olímpicos possuem três medalhas diferentes: ouro, prata e bronze. O ranqueamento é feito nesta ordem, com os países com mais medalhas de ouro aparecendo em primeiro.

Em caso de empate no número de medalhas de ouro, o critério passa a ser as medalhas de prata. Se o empate persistir, o mesmo será feito com as medalhas de bronze.

Em Tóquio 2020, os EUA tiveram 39 medalhas de ouro, uma a mais que a China (38), e por isso lideraram o ranking do quadro de medalhas.

Naquela edição, o Brasil terminou os Jogos na 12ª colocação, com os mesmo número de ouros e pratas do Canadá, mas com três bronzes a menos.

Tags

Autor