Por que as seleções não usam escudo das confederações nas Olimpíadas? Entenda o motivo

Equipes podem utilizar bandeiras de seus países, assim como os símbolos dos fornecedores do material esportivo, como Nike e Puma; saiba tudo

Publicado em 23/07/2024 às 14:45 | Atualizado em 23/07/2024 às 18:00

A espera acabou e as Olimpíadas de Paris 2024 finalmente chegaram. Um das principais dúvidas que surgem na mente do público espectador diz respeito à ausência dos escudos das confederações nos uniformes dos atletas.

A ausência é muito notada especialmente no futebol, em que o público está muito acostumado com a logo da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

O COI (Comitê Olímpico Internacional) proíbe a utilização de símbolos de federações em qualquer esporte desde os Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

Olimpíadas 2024: Brasil não participa de 5 modalidades em Paris

Desde então, os símbolos não foram utilizados em três edições dos jogos: Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020.

O COI permite que os países usem a bandeira do país nos uniformes, assim como os símbolos dos fornecedores do material esportivo, como Nike, Adidas ou Puma.

POLÊMICA EM TÓQUIO

Nas Olimpíadas de Tóquio de 2020, disputadas em 2021, a seleção brasileira masculina de futebol subiu ao pódio para receber as medalhas de ouro sem utilizar o agasalho do COB, com patrocínio da Peak, empresa chinesa, ao invés da Nike utilizada nos uniformes da equipe.

Naquela edição, os jogadores de futebol masculino foram os únicos dentre todos os atletas brasileiros que não utilizaram o agasalho do COB ao receber a medalha.

Tags

Autor