Qual é a nota máxima da ginástica artística? Veja maior pontuação possível nas Olimpíadas
Rebeca Andrade e Flávia Saraiva disputaram final do individual geral nos Jogos Olímpicos nesta quinta-feira; até o momento, ninguém teve nota máxima
O Brasil parou o que estava fazendo para torcer pelas atletas brasileiras da ginástica artística nesta quinta-feira (01). Rebeca Andrade e Flávia Saraiva enfrentaram ginastas de todo o mundo, inclusive a norte-americana Simone Biles, pela final do individual geral.
ALGUÉM JÁ ATINGIU NOTA MÁXIMA NA GINÁSTICA ARTÍSTICA?
Até as Olimpíadas de Atenas, em 2004, a pontuação máxima era até 10. A nota foi alcançada apenas uma vez na história, por Nadia Comaneci, nos Jogos Olímpicos de 1976, em Montreal, no Canadá.
Em 2006, dois anos antes das Olimpíadas de Pequim, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) criou um novo código de pontuação. De lá para cá, a nota das ginastas é dividida em dois critérios: dificuldade e execução.
QUAL É A NOTA MÁXIMA?
A nota máxima da ginástica artística é 20, ou seja, a soma das pontuações de dificuldade e execução. A nota da partida é definida por juízes, que avaliam o grau de dificuldade das manobras das ginastas.
A pontuação máxima nesse quesito é 10, mas não é comum ver essa nota aparecendo, pois não existem 10 movimentos de um ponto.
Na execução, quanto mais erros a apresentação tiver, mais pontos vão ser tirados da ginasta, com o máximo sendo 10.