Jaylen Brown é o MVP das Finais da NBA, superando Jayson Tatum
Boston Celtics supera Dallas Mavericks em Jogo 5 das finais, conquistando seu 18º título da história em frente à torcida, no TD Garden
Nesta segunda-feira (17/06) conhecemos o grande campeão da NBA 2023/24. Em partida válida pelo Jogo 5 das Finais, Boston Celtics derrotou tranquilamente o Dallas Mavericks no TD Garden, em Massachusetts.
O placar final de 106 a 88 foi reflexo do bom trabalho coletivo do Celtics, em especial no desempenho de sua defesa nesta noite.
Para além da boa defesa dos campeões, o Dallas sofria com o rendimento abaixo do esperado de Kyrie Irving e Luka Doncic, protagonistas da equipe.
Jaylen Brown supera Tatum e é eleito NBA Finals MVP
A partir do Jogo 3 da série decisiva, dois nomes tomaram a frente da corrida para MVP das Finais. Jayson Tatum e Jaylen Brown mostraram ser muito mais do que apenas colegas de time, mas uma dupla imparável.
Os astros somaram 61 pontos na ocasião. Tatum, que se mostrava longe do protagonismo até o Jogo 2, no terceiro triunfo anotou 31 pontos, seis rebotes e cinco assistências.
Jaylen Brown, MVP das Finais do Leste, anotou 30 pontos, oito rebotes e oito assistências. Com isso, se colocou na liderança da corrida para se tornar o jogador mais valioso das finais.
Se analisarmos a série como um todo, o Homem Mau fez atuação justa de MVP. Decisivo em todas as partidas, o camisa 7 finalizou as finais com médias de 20.8 pontos, 5,4 rebotes e cinco assistências por jogo.
Para além dos números, Brown liderou as arrancadas do time em momentos decisivos.
Por que Tatum não foi o MVP das Finais?
Nos jogos iniciais, Tatum assumiu uma posição fora do protagonismo da equipe. Com atuação discreta, fez 34 pontos nos dois primeiros duelos.
O baixo rendimento em números do astro foi motivo de muitas reclamações de críticos e internautas nas redes sociais. Após Jogo 2, no entanto, um colega de time foi à sua defesa e indicou que o camisa 0 foi crucial na construção das jogadas decisivas.
Jrue Holiday, destaque da segunda vitória nas finais, creditou a sua noite de destaque à boa liderança de Tatum. "Ele estava sempre fazendo a jogada certa. Do jeito que ele jogou esta noite, do jeito que nos liderou entrando no garrafão e me encontrando livre. Foi tudo sobre ele”, defendeu.
No Jogo 3 e 5, os números de Tatum voltaram à normalidade. Na decisão, anotou duplo-duplo com 31 pontos, 11 assistências e oito rebotes.