Jaylen Brown está fora do 'Dream Team' por causa da Nike? Entenda a relação
MVP das Finais da NBA, Brown não foi escolhido para substituir Kawhi Leonard na seleção americana de basquete. A sua ausência gerou polêmica nas redes
A seleção estadunidense de basquete para as Olimpíadas de Paris 2024 conta com um elenco de força máxima. São 12 convocados, todos com grande peso e conquistas na NBA.
Não é à toa que o time de 2024 está sendo chamado de novo 'Dream Team', time histórico que representou os Estados Unidos nas Olimpíadas de Barcelona em 1992.
Depois da forte decepção do quarto lugar no Mundial de 2023, o elenco formado para as Olimpíadas conta com os melhores da liga norte-americana para buscar o quinto ouro olímpico consecutivo e o 17º da história.
Mas foi uma grande surpresa a ausência de Jaylen Brown na seleta lista. Se a intenção era juntar os melhores, por que o MVP das Finais da NBA ficou de fora?
O camisa 7 do Boston Celtics não só levou falta na lista inicial, como também foi deixado de lado na hora de escolher quem iria substituir Kawhi Leonard, cortado do Dream Team por questões internas. Ao invés do 'Homem Mau', seu colega de franquia Derrick White foi o substituto.
Qual a explicação para Jaylen Brown não ir às Olimpíadas de Paris?
Especula-se que o motivo de sua ausência na seleção esteja diretamente relacionado com seus desentendimentos com a Nike, marca que produz as regatas utilizadas pela seleção e pelos times da NBA.
A história começa quando Jaylen Brown foi draftado em 2016. Terceira escolha do Draft, o jogador assinou acordo com a Adidas, rival da Nike, para um contrato de cinco anos.
Com o fim do contrato, Brown se tornou livre de patrocínios. Com isso, começou a usar os modelos em homenagem a Kobe Bryant produzidos pela Nike, mas tapando o logotipo da marca.
Até então, não existia nenhum tipo de conflito direto entre jogador e marca. Até que, em meados de 2022, a Nike cancelou seu contrato com kyrie Irving devido a questões políticas.
Jaylen Brown repercutiu a situação em seu antigo Twitter, onde publicou uma crítica sarcástica contra a marca: "A Nike querer falar de ética é muito engraçado”.
Indiretas indicam a relação da Nike com a ausência de Brown na seleção
Ao ser anunciado o substituto de Kawhi Leonard no elenco do Dream Team, Jaylen Brown declarou sua insatisfação por não ter sido convocado.
Na sua conta no X, antigo twitter, o Homem Mau disparou: “É isso o que vocês vão fazer, Nike?”.
Em seguida, o jogador completou com outro post em que dizia: "não tenho medo de vocês nem dos vossos recursos". O comentário foi rapidamente associado à marca.