NBA anuncia novo formato do All Star Game
A mudança no formato busca trazer maior competitividade e diversão ao evento, que tem sido criticado por se tornar uma partida pouco disputada
A NBA confirmou, nesta terça-feira (17), a mudança no formato do All-Star Game, que entrará em vigor a partir da temporada 2024/25.
Com críticas crescentes sobre a falta de competitividade do evento, a liga aposta em um novo modelo para atrair mais interesse dos fãs. O jogo festivo acontecerá em fevereiro de 2025, em San Francisco, e agora contará com um formato inovador: um mini torneio entre quatro equipes.
Como funcionará o novo formato?
O All-Star Game será transformado em um torneio com quatro equipes:
- Três times de estrelas da NBA: os 24 jogadores eleitos para o evento serão divididos em três equipes, formadas por meio de um Draft especial. O processo de seleção será transmitido pela TNT e contará com Shaquille O’Neal, Charles Barkley e Kenny Smith como os “general managers” responsáveis por montar as equipes.
- Um time do Rising Stars: a quarta equipe será formada pelos campeões do Rising Stars Challenge, tradicional evento realizado na sexta-feira do fim de semana do All-Star. A lenda da WNBA e analista da TNT, Candace Parker, será a GM desse time.
Formato do torneio
O domingo do All-Star Weekend terá as semifinais e a final do mini torneio. Cada partida será disputada em um formato dinâmico, com o vencedor sendo o primeiro time a atingir 40 pontos.
Premiação para o time campeão
Os jogadores do time vencedor receberão um prêmio de US$ 125 mil (aproximadamente R$ 625 mil) cada, adicionando um incentivo financeiro ao novo formato.
O que não muda?
Apesar das mudanças no jogo principal, o processo de seleção dos jogadores permanece o mesmo. Cada conferência terá 12 representantes, escolhidos por meio de votação entre torcedores, jornalistas, jogadores e técnicos.
A votação para o All-Star Game de 2025 será aberta no próximo dia 19 de dezembro.