Tem futebol americano nas Olimpíadas? Entenda

Olimpíada de Los Angeles, nos Estados Unidos, terá uma versão parecida com o futebol americano, uma espécie de primo do esporte popular nos EUA

Publicado em 30/07/2024 às 17:28 | Atualizado em 30/07/2024 às 17:30

O futebol americano é um dos esportes que mais crescem no mundo, e no Brasil não poderia ser diferente. Durante o mês de fevereiro, quando ocorreu o Super Bowl LVIII, em que o Kansas City Chiefs derrotou o San Francisco 49ers pelo placar de 25 a 22, o esporte chegou a ser o terceiro mais pesquisado em território brasileiro, ficando atrás apenas dos campeonatos de futebol e da NBA.

E agora, com o início do maior torneio esportivo do mundo, as Olimpíadas, uma dúvida que surge é: tem futebol americano nas Olimpíadas de Paris em 2024?

A resposta é não. Apesar do aumento na popularidade do esporte, ele não foi acrescentado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que optou pelas modalidades de breakdance e canoagem slalom. Já o caratê e o beisebol foram retirados da competição.

Nas Olimpíadas de 2028, que ocorrerão na cidade de Los Angeles, na Califórnia, teremos a adição do futebol americano! Bom, na verdade, de um primo próximo do esporte, o Flag Football.

O que é o Flag Football?

A modalidade consiste em uma versão mais segura, onde para interromper uma jogada é necessário remover uma bandeira presa ao cinto do jogador da equipe rival, sem o uso de contato físico e os tradicionais “tackles”. O campo é menor, medindo 30 x 70 jardas, além das duas endzones que medem 10 jardas cada. As equipes têm de 5 a 8 jogadores.

O jogo se baseia em avançar a bola para marcar touchdowns. Cada equipe tem quatro descidas (ou tentativas) para avançar 10 jardas ou marcar um touchdown. A posse de bola muda se não houver avanço suficiente. O jogo se divide em dois tempos de 20 a 25 minutos. De equipamentos, estão incluídos uma bola de futebol americano e cintos de bandeira.

Apesar de não ser a modalidade mais conhecida, o Flag Football vai proporcionar aos fãs do esporte um gostinho do que seria ver uma partida da NFL nas Olimpíadas.

Além dele, serão adicionadas na edição de 2028 do campeonato as modalidades de críquete, squash, beisebol/softbol e lacrosse.

Tags

Autor