NFL: Conheça os brasileiros que já jogaram na liga
Confira a trajetória dos brasileiros que chegaram à NFL, com conquistas e desafios na liga mais disputada do futebol americano
A National Football League é a maior liga de futebol americano do mundo, e isso não é novidade. Com a maioria dos jogadores sendo americanos, alguns brasileiros também marcaram presença na liga, seja no time principal ou no time de treino. Vamos conhecer esses nomes?
Tim Mazzetti, o primeiro “brasileiro” da NFL
Embora nascido em Old Greenwich, Connecticut, EUA, Tim Mazzetti tem uma forte ligação com o Brasil, onde viveu dos 2 aos 17 anos, quando foi aceito na University of Pennsylvania.
No Brasil, Tim começou jogando futebol, atuando como zagueiro e quase chegando a jogar pelo Corinthians. No entanto, após ser aprovado para estudar nos Estados Unidos, ele seguiu carreira no futebol americano universitário até se juntar ao Atlanta Falcons em 1978, onde jogou até 1980.
Na NFL, Tim acertou 45 field goals em 68 tentativas, tendo uma curta passagem pela liga. Apesar de muitos considerarem Tim um brasileiro, ele próprio se identifica como americano.
Damian Vaughn
Outro atleta com passagem pelo Brasil é Damian Vaughn. Aos seis meses de idade, Damian, filho de mãe brasileira e pai americano, mudou-se para Divinópolis, em Minas Gerais, onde viveu até os cinco anos.
Após jogar na Miami University, ele passou por Cincinnati Bengals, Miami Dolphins e Tampa Bay Buccaneers. No último, Damian sonhou em atuar no Super Bowl de 2003, vencido pelo Tampa Bay, mas nunca jogou uma partida de temporada regular.
Maikon Bonani
O primeiro brasileiro genuíno a chegar à NFL, Maikon é natural de Matão, São Paulo. Aos 11 anos, mudou-se para os Estados Unidos e chegou a assinar como kicker do Tennessee Titans, mas nunca atuou em jogos de temporada regular.
Breno Giacomini
Primeiro dos “brasileiros” a ter uma participação significativa na liga, Breno Giacomini é americano, filho de pais brasileiros, mas nunca morou efetivamente no Brasil, apenas passou algumas temporadas no país.
Por essa conexão, ele foi adotado pela torcida brasileira, que o viu vencer o Super Bowl em 2014 com o Seattle Seahawks.
Breno jogou oito temporadas na NFL, passando por Packers, Seahawks, Jets e encerrando sua carreira em 2017, após uma temporada no Houston Texans, somando 94 partidas, 86 delas como titular na posição de offensive guard.
Cairo Santos
O mais famoso brasileiro a jogar na liga, Cairo Santos é kicker, apelidado pela torcida brasileira como o “Zika das Bicudas”.
Natural de Limeira, São Paulo, Cairo jogou na Tulane University, onde foi eleito o melhor kicker do futebol universitário. Assinou com o Chiefs em 2014, onde jogou por três temporadas, mas, após lesões, foi cortado do time em 2017.
Desde então, Cairo passou pelo Titans, Rams e Jets, antes de assinar com o Chicago Bears em 2020, onde atua atualmente.
Durval Queiroz
Apelidado de “Duzão”, Durval foi o primeiro brasileiro a participar de um jogo da NFL pelo programa NFL Undiscovered. O offensive guard jogou apenas partidas de pré-temporada e assinou um contrato de três anos com o Miami Dolphins, mas foi dispensado antes do fim do acordo.
Natural de Cuiabá, atualmente joga pelo Atlético Mineiro no futebol americano.
Rodrigo Blankenship
Ganhou destaque atuando pela Universidade da Geórgia. Rodrigo, filho de mãe recifense, passou várias temporadas em Pernambuco, inclusive jogando nas categorias de base do Náutico!
Seguiu para a NFL e assinou com o Colts em 2020, onde passou três temporadas. Após lesões, foi cortado e assinou com o Cardinals, jogando apenas duas partidas. Atualmente, está sem equipe desde 2022.
Davi Belfort
Ver essa foto no Instagram
"> Agora, vamos ao futuro do Brasil na NFL! Davi é filho do ex-lutador de UFC Vitor Belfort e atua como quarterback na Virginia Tech. Com 18 anos, Davi tem a chance de se tornar o primeiro quarterback brasileiro na história da NFL!
Recrutado como um dos grandes talentos do futebol americano de ensino médio, ele recebeu mais de 28 ofertas de universidades nos EUA, optando pelos Hokies. Davi estará elegível para o draft de 2027, em busca de seu lugar na NFL.