Zé Lucas, do Sport, é monitorado por analista do Real Madrid no Sul-americano Sub-17
Volante de 17 anos é uma das joias do atual elenco rubro-negro e despertou interesse do atual campeão da Champions League; veja detalhes

Clique aqui e escute a matéria
O Sport conquistou o título pernambucano na última quarta-feira (2), sobre o Retrô, nos pênaltis, mas um jogador que vem chamando atenção de um dos maiores clubes do mundo, mesmo sem estar tão presente nos últimos jogos por questões de convocações da seleção brasileira de base, o último jogo foi quando o Leão venceu o Moto Club pela Copa do Nordeste.
Trata-se do volante Zé Lucas, que está disputando o Sul-americano Sub-17 com a Seleção Brasileira na Colômbia. Segundo apuração do repórter Victor Peixoto, do Blog do Torcedor, desperta observação do Real Madrid.
Segundo a informação recebida, o volante que completou 17 anos no dia 23 de março, foi acompanhado in loco por um analista de desempenho do clube merengue na partida de estreia da Seleção na competição, contra o Uruguai, e que terminou empatada em 1 x 1.
Na partida, Zé Lucas foi capitão e titular da Seleção, atuando durante todos os 90 minutos. Advertido com um cartão amarelo, a joia rubro-negra recebeu uma nota de 6.9 do Sofascore com um aproveitamento de 86% (25/29) nos passes.
Não houve informação sobre se o jogador teria sido avaliado também na vitória brasileira contra a Bolívia na segunda rodada ou se voltará a ser analisado no jogo desta quinta, às 21h, contra a Venezuela.
Lembrando que o fato de observar não quer dizer que existe negociação em curso ou proposta. Tudo é uma questão de monitoramento, como deve ocorrer com vários atletas, ainda mais em competições de base.
Real Madrid e o interesse por brasileiros
Nos últimos anos, o Real Madrid contratou várias promessas do futebol brasileira ainda com idade inferior aos 18 anos.
Foram os casos de Vinicius Júnior, Rodrygo, Reinier e mais recentemente Endrick, que tiveram um acordo selado com o clube merengue antes de completar a maioridade.
Nesse sentido, caso opte por tentar a contratação de Zé Lucas, a tendência seria que o jogador permanecesse no Sport até junho de 2026, já que completará 18 anos apenas em 23 de março do próximo ano, quando a janela de transferências estará fechada.
A multa rescisória do volante é de 50 milhões de euros (R$ 307,9 milhões) para times do exterior.
A título de comparação, a maior venda da história do Sport foi do lateral-direito Pedro Lima, em 2024, para o Wolverhampton, da Inglaterra, pelo valor de 10 milhões de euros + 12,5% de percentual de futuras vendas.
Além da informação referente ao interesse do Real Madrid, a reportagem também apurou que um representante do Grupo City (que engloba times como Manchester City, Girona e Bahia), acompanhou treinamentos do Sport para analisar Zé Lucas no início de fevereiro.