UOL - O melhor conteúdo

Qual vale mais? Veja a diferença entre a Bola de Ouro e o 'The Best' da Fifa

A France Football e a Fifa premiam os melhores jogadores do mundo

Publicado em 15/01/2024 às 11:11 | Atualizado em 15/01/2024 às 11:20

Os prêmios individuais mais cobiçados do futebol mundial, o Ballon D'or, concedido pela revista France Football, e o prêmio 'The Best', da FIFA, reconhecem os melhores jogadores do mundo, seja por um ano ou uma temporada.

Mesmo que tenham sido unificados entre 2010 e 2015, esses troféus surgiram separadamente em épocas diferentes e permanecem distintos até hoje.

Normalmente, o jogador premiado em um troféu acaba recebendo o outro. As últimas exceções foram à premiação equivalente ao ano de 2022, com Messi levando o The Best enquanto Benzema levou a Bola de Ouro.

Antes dessa, a última foi em 2004, quando Shevchenko conquistou a Bola de Ouro e Ronaldinho Gaúcho levou o 'The Best'. Entre 2004 e 2023, ambos os prêmios foram concedidos ao mesmo jogador.

Em 2010, o prêmio da FIFA se uniu ao da France Football, ficando conhecido como FIFA Ballon D'or até 2015, quando foram novamente separados.

A outra exceção foi em 2020, quando o atacante polonês Lewandowski venceu apenas o FIFA 'The Best' e não levou a Bola de Ouro devido ao cancelamento da premiação pela France Football naquele ano. Mas qual dos dois prêmios tem mais prestígio?

Mais antigo

A Bola de Ouro, criada em 1956 pela revista France Football, é mais clássica que o prêmio da FIFA, organizado em 1991 e que já recebeu diversas denominações, atualmente sendo chamado de 'The Best'.

Modelo de avaliação

Embora ambos premiem o melhor jogador do ano, o período de avaliação dos atletas é diferente.

A Bola de Ouro foca no ano-calendário (de janeiro a dezembro) e convoca 193 jornalistas, um por país, especialistas em futebol, para escolher os cinco principais nomes do futebol mundial. Os nomes são selecionados a partir de uma lista de 30 atletas elaborada pela redação da France Football.

O FIFA 'The Best' utiliza um período diferente. Diferentemente da Bola de Ouro, o prêmio da FIFA usa o modelo de temporada europeia, que vai de agosto de um ano a julho do ano seguinte.

Os votos são mais abrangentes, contando com técnicos e capitães de todas as seleções filiadas à FIFA, além de jornalistas especializados em todo o mundo. Os fãs também são convocados a votar em seus jogadores favoritos pela internet.

Último 'The Best' x Última Bola de Ouro

O prêmio Fifa The Best de 2023 será definido nesta segunda-feira (15). Entre os finalistas, estão Erling Haaland, Kylian Mbappé e Lionel Messi.

Este é o mesmo pódio da última Bola de Ouro, entregue no ano passado, que contou com Messi como vencedor, Haaland em segundo e Mbappé na terceira posição.

Levando em conta a temporada 2023, Haaland é o grande favorito ao prêmio da Fifa. O norueguês foi o artilheiro do Manchester City na conquista da Champions League, Premier League e Copa da Inglaterra.

Mas, caso ainda considerem a Copa do Mundo de 2022 como critério de avaliação, Messi pode acabar vencendo mais uma vez.

Tags

Autor