Marco Reus: Gols, títulos e carreira da lenda do Borussia Dortmund
Marco Reus se despede do Borussia Dortmund nesta temporada
Marco Reus é um dos raros casos de amor à camisa no futebol internacional. Aos 34 anos, o atacante dedicou boa parte de sua carreira ao Borussia Dortmund. Foram 12 anos vestindo a camisa aurinegra, recusando proposta de gigantes da Europa. Mas essa história chega ao fim nesta temporada.
Por meio das redes sociais, jogador e clube anunciaram que não irão renovar o contrato. Assim, Reus está livre no mercado para assinar com qualquer clubes. O St. Louis City, da MLS, é especulado como provável destino do craque.
O último jogo de Reus, contudo, será bem especial. Será nada mais do que a final da Champions League, contra o Real Madrid, no dia 1 de junho, em Wembley, na Inglaterra. Será a chance de Reus conquistar o título que lhe escapou em 2013, quando o Bayern de Munique superou o Borussia Dortmund por 2x1 e levou a taça.
Antes disso, o atacante se despede da torcida do Signal Iduna Park neste sábado (18), no último jogo da temporada da Bundesliga. Será contra o Darmstadt. Reus será capitão da equipe, função que deixou de exercer no fim da temporada passada. Ele foi capitão por cinco anos.
Gols de Reus pelo Borussia Dortmund e na carreira
Ao todo, Reus tem 239 gols na carreira, sendo 170 pelo Borussia Dortmund. Ele ainda tem 131 assistências pelo clube. Além disso, são 100 gols no Signal Iduna Park, casa do Dortmund. Confira a divisão:
Borussia Dortmund (2012-presente):
- Bundesliga: 120 gols
- DFB-Pokal: 14 gols
- UEFA Champions League: 24 gols
- UEFA Europa League: 9 gols
- Supercopa da Alemanha: 3 gols
Borussia Mönchengladbach (2009-2012):
- Bundesliga: 37 gols
- DFB-Pokal: 4 gols
Rot Weiss Ahlen (2006-2009):
- 2. Bundesliga: 5 gols
Seleção Alemã:
- Amistosos e Competições Oficiais: 15 gols
Carreira de Marco Reus
Início da Carreira
Marco Reus iniciou sua carreira nas categorias de base do Borussia Dortmund, seu clube de infância. No entanto, foi no Rot Weiss Ahlen que ele começou a chamar atenção. Depois, transferiu-se para o Borussia Mönchengladbach, onde se destacou no cenário nacional.
Ascensão no Borussia Mönchengladbach
No Borussia Mönchengladbach, Reus mostrou seu potencial, contribuindo significativamente para o time. Seu desempenho chamou a atenção de grandes clubes, e em 2012, ele retornou ao Borussia Dortmund.
Retorno ao Borussia Dortmund
Desde seu retorno ao Dortmund, Reus foi uma figura central na equipe. Já com o comando de Jüngen Klopp, ele ajudou o time a chegar à final da Liga dos Campeões em 2013. Contudo, sempre bateu na trave na Bundesliga, amargando seguidos vices.
Títulos e idolatria
Mesmo tendo frustrações na Bundesliga, Reus ganhou o amor da torcida aurinegra pela sua dedicação ao clube, sendo o único jogador do time mágico que chegou na final da Champions League de 2013 a não sair do clube. Além disso, conseguiu alguns títulos com o Dortmund, incluindo a Supercopa da Alemanha e a Taça da Alemanha. Ele também foi reconhecido individualmente, sendo eleito o Jogador do Ano na Alemanha em diferentes ocasiões.
Lesões
Apesar de tanto brilho, Marco Reus também ficou marcado por seguidas lesões na sua carreira. A mais séria, no tornozelo, o tirou da Copa do Mundo de 2014, vencida pela Alemanha.
Títulos de Marcos Reus com o Borussia Dortmund
- Supercopa da Alemanha: 3 (2013, 2014 e 2019)
- Copa da Alemanha: 2 (2017 e 2021)
Premiações de Marco Reus
- Jogador do Ano na Alemanha: 2012, 2019
- Jogador do Ano na Bundesliga: 2012, 2014, 2019
- Melhor Assistente da Bundesliga: 2014
- Artilheiro da Bundesliga: 2014