7 vezes que Rafael Nadal fez o mundo do tênis vibrar de emoção

Rafael Nadal é considerado um dos maiores nomes do tênis mundial

Publicado em 23/05/2024 às 12:59 | Atualizado em 31/05/2024 às 12:39

Rafael Nadal é sem dúvidas um dos maiores nomes do tênis mundial. Dono de 22 Grand Slam na carreira (sendo 14 Roland Garros), o espanhol já foi número um do mundo e conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas. São tantos títulos que é impossível apontar qual deles foi o mais importante. 

Contudo, há grandes momentos que ficam marcados na memória do apaixonado por tênis. Abaixo, listamos alguns desses momentos em que Rafael Nadal surpreendeu o mundo e fez os torcedores vibrarem de emoção.

7 grandes momentos de Rafael Nadal na carreira

  • Primeiro Título de Grand Slam (2005)

Aos 19 anos, Rafael Nadal conquistou seu primeiro título de Grand Slam no Roland Garros. Ele derrotou Roger Federer nas semifinais e venceu Mariano Puerta na final, estabelecendo-se como uma força dominante no saibro desde o início de sua carreira.

  • Título Olímpico em Pequim (2008)

Em 2008, Nadal ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim, vencendo Fernando González na final. Este triunfo coincidiu com sua ascensão ao número um do mundo pela primeira vez, encerrando o reinado de quatro anos de Roger Federer.

Chama no Zap!

Receba notícias na palma da sua mão. Entre agora mesmo no nosso canal exclusivo do WhatsApp

ENTRAR NO CANAL DO WHATSAPP
  • Vitória Histórica em Wimbledon (2008)

Nadal venceu Roger Federer em uma das finais mais memoráveis de Wimbledon, em um jogo que durou quase cinco horas. A vitória por 9-7 no set decisivo em condições de quase escuridão é frequentemente citada como a maior partida de tênis de todos os tempos.

  • Career Golden Slam (2010)

Em 2010, ao vencer o US Open, Nadal completou o Career Golden Slam, que inclui vitórias nos quatro Grand Slams e uma medalha de ouro olímpica. Ele se juntou a Andre Agassi como os únicos dois homens a realizar tal feito.

  • "La Decima" em Roland Garros (2017)

Nadal conquistou seu décimo título em Roland Garros em 2017, um recorde inédito. Ele venceu todas as partidas do torneio sem perder um set, demonstrando sua incrível dominância no saibro

  • Virada histórica sobre Medvedev no Australian Open

O espanhol começou 2022 ainda com dúvidas sobre sua melhor forma física. Contudo, começou o ano com o pé direito. Chegou até a final do Australian Open e encarou o russo Daniil Medvedev. 

A batalha foi homérica e coroou Nadal como um dos maiores nomes do tênis de vez. O espanhol começou a final perdendo por 2x0 e teve uma quebra contra no terceiro set, dando a entender que perderia o jogo. Mas "o touro" tirou forças de onde não se imagina e virou o jogo, em uma verdadeira batalha de cinco sets.

De quebra, na ocasião, Nadal alcançou o 21º Grand Slam de sua carreira. Se tornando, até então, o maior vencedor desse tipo de competição entre todos. Atualmente ele tem 22 contra 24 de Novak Djokovic, o recordista. Roger Federer tem 20.

  • Partida irretocável contra Djokovic em Roland Garros

O ano era 2022 e Nadal vinha em grande fase, já tendo vencido o Australian Open. Contudo, quis o destino de o espanhol cruzasse com Novak Djokovic, então número um do mundo, nas quartas de final de Roland Garros.

O sérvio aparecia como favorito, uma vez que o espanhol vinha reclamando de um problema no pé. Mas Nadal usou novamente sua aura em Roland Garros e deu uma aula de tênis, vencendo Djokovic por 3 sets a zero. 

A partida é considera uma das maiores obras primas de Nadal no saibro de Roland Garros. Ao final, ele conquistou o 22 título de Grand Slam na carreira.

Tags

Autor