Top 10 maiores artilheiros da história do futebol; confira lista e números
Muitos craques sonham em um dia estar na lista dos maiores goleadores da história do futebol, mas apenas os melhores conseguem tal feito.
No universo dos esportes, sempre houve uma pergunta que persiste há décadas: "Quem é o maior artilheiro da história do futebol?" Por alguns, esse questionamento é respondido de um jeito; já por outras pessoas, esse é um tema que provoca debates acalorados e com base em dados.
A depender da contagem, o Rei Pelé e até Romário e Túlio Maravilha ultrapassaram a marca de mil gols em suas carreiras. Porém, em nossa lista, só iremos nos basear somente em jogos oficiais (sem contar torneios Sub-23, Sub-20, Olimpíadas, amistosos etc...).
Top 10 maiores artilheiros da história
Atualizado pela última vez em 05 de setembro de 2024
1. Cristiano Ronaldo (900 gols)
Para alguns, o melhor jogador da história do futebol, o português Cristiano Ronaldo, acumula a maior marca de gols oficiais marcados no futebol.
Além dessa marca significativa, o quebrador de recordes possui nada mais, nada menos que 5 Bolas de Ouro, sendo também dono da marca de maior artilheiro da Champions League com 138 gols anotados (incluindo um gol pela fase preliminar), do Real Madrid (450 gols) e de Portugal (131 gols).
Atualmente, o atacante defende a equipe do Al Nassr, da Arábia Saudita.
2. Lionel Messi (838 gols)
Campeão da última Copa do Mundo e detentor de 8 Bolas de Ouro, o argentino Lionel Messi acumula um total de 834 gols marcados. Destes, 672 foram pelo clube onde passou a maior parte de sua carreira, o Barcelona, 32 gols pelo PSG, 106 com a camisa da seleção Argentina, e mais 25 defendendo seu novo clube, o Inter Miami.
3. Josef Bican (805 gols)
Josef Bican foi um jogador de futebol austro-checo que passou a maior parte de sua carreira defendendo o Slavia Praga. Segundo a RSSSF, Bican foi o segundo maior artilheiro da história do futebol, com mais de 950 gols em 624 partidas. No entanto, a FIFA reconhece apenas 805 gols.
4. Romário (772 gols)
Um dos maiores jogadores que já vestiram a camisa da seleção brasileira, Romário de Souza Faria, acumula uma infinidade de títulos com diversas equipes e prêmios individuais.
Vencedor da Copa do Mundo de 1994, o "Baixinho" se orgulha por ter ultrapassado a marca dos 1000 gols, porém "apenas" 772 são considerados oficiais.
5. Pelé (767 gols)
Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, possui, de acordo com a IFFHS, 767 gols em 812 partidas. No total, foram 1283 gols em 1363 jogos, incluindo amistosos não-oficiais, um recorde mundial do Guinness.
O maior nome da história da seleção brasileira recebeu sete Bolas de Ouro na revisão feita pela France Football, pois até o ano de 1994 o prêmio só considerava jogadores europeus. Além disso, é campeão de três Copas do Mundo: 1958, 1962 e 1970.
6. Ferenc Puskás (746 gols)
Sim, a lenda húngara não apenas ocupa a sexta colocação da nossa lista, como também tem seu nome no prêmio de gol mais bonito. Puskás marcou 357 gols pelo Honved, da Hungria, e outros 240 pelo Real Madrid, onde conquistou três Ligas dos Campeões.
Pela seleção da Hungria, o atacante acumulou um total de 84 gols, além do vice-campeonato do mundo em 1954.
7. Gerd Müller (735 gols)
Müller passou bastante tempo liderando a artilharia da Copa do Mundo, sendo superado futuramente por Ronaldo Fenômeno em 2006 e atualmente sendo liderado pelo também alemão Miroslav Klose.
Gerd Müller é considerado o maior ídolo da história do Bayern de Munique, marcando 570 gols pelo clube além de conquistar dezenas de títulos, incluindo a Bola de Ouro em 1970.
8. Robert Lewandowski (671 gols)
O polonês Robert Lewandowski é o segundo maior goleador da história do Bayern e ultrapassou Gerd Müller para se tornar o principal artilheiro da Bundesliga em uma só temporada.
O atacante ainda pode receber, com quatro anos de atraso, sua tão sonhada Bola de Ouro.Favorito em 2020, quando marcou 55 gols em 47 jogos pelo Bayern de Munique, o polonês ficou sem o prêmio porque a revista France Football não realizou a tradicional votação anual, alegando que a pandemia de Covid-19 comprometeu a avaliação da temporada europeia.
9. Eusébio (623 gols)
Até a "era" Cristiano Ronaldo, Eusébio era conhecido por ser o maior jogador da história de Portugal (apesar de ter nascido em Moçambique).
O "Pantera Negra" acumulou um total de 471 gols com a camisa do Benfica, clube em que é ídolo, além de conquistar uma Bola de Ouro em 1965.
10. Zlatan Ibrahimovic (573 gols)
O maior nome da história da Suécia, Ibrahimovic, além de sua fama de "Bad Boy" dentro e fora de campo, conhecido por falar o que pensa, faz parte da lista de maiores artilheiros da história do futebol.
O atacante somou um total de 93 gols defendendo o Milan, 156 pelo PSG, 66 pela Inter de Milão e 62 gols com a camisa da seleção sueca, da qual é o maior artilheiro.