10 maiores contratações a custo zero no futebol europeu; Confira a lista
Kylian Mbappé foi para o Real Madrid em uma transferência sem custos.
Já é algo extraordinário quando algumas contratações vingam e dão muito certo na história do futebol. Agora, imagine isso acontecendo com uma contratação enorme e sem custo algum. É isso que iremos ver em nossa lista: jogadores que saíram sem valor algum e deram muito certo em clubes grandes europeus, e também jogadores que foram transferidos recentemente e poderão entrar para o Hall da fama.
Confira a seguir:
Maiores contratações a custo zero do futebol europeu
Kylian Mbappé (PSG - Real Madrid)
Saindo no fim de contrato, Kylian Mbappé chegou ao Real Madrid "sem custos" de transferência a serem pagos ao PSG. O craque francês é uma das contratações mais impactantes do futebol europeu e divide o pódio de jogador mais caro do mundo ao lado do atacante do Manchester City, Erling Haaland.
Lionel Messi (Barcelona - PSG)
Depois de 17 temporadas defendendo o Barcelona, o craque argentino acumulou um total de 672 gols e seis Bolas de Ouro, quando decidiu deixar o clube espanhol sem custos. Messi foi contratado pelo Paris Saint-Germain para completar o trio de ataque juntamente com Neymar, seu ex-companheiro da época do Barcelona, e Mbappé.
Pirlo (Milan - Juventus)
Chegando desacreditado, Andrea Pirlo partiu para a Juventus de graça. Seu intuito era levar o time de Turim ao topo do futebol italiano novamente, e foi isso que ele fez. O maestro participou de 37 dos 38 jogos da Juventus na disputa do Campeonato Italiano – tornando-se o jogador que mais atuou no time em toda a temporada. Nesta passagem, voltou a atuar bem a ponto de, em 4 temporadas, ganhar 4 campeonatos italianos.
Robert Lewandowski (Borussia Dortmund - Bayern de Munique)
O craque polonês encerrou contrato com o Borussia e foi para o Bayern de graça, onde foi um dos melhores centroavantes praticamente em todos os anos desde que chegou à equipe dos Bávaros. Pelo Bayern, Lewandowski ganhou uma UEFA Champions League e 7 campeonatos alemães.
Paul Pogba (Manchester United - Juventus)
O meio-campista francês saiu 'de graça', ainda jovem, para a equipe da Juventus. Chegando com muitos contentamentos e desconfiança por parte da torcida, o craque dominou o meio-campo da Velha Senhora, mesmo com nomes como Pirlo, Vidal e Marchisio. Pogba era jogador do Manchester United e anos depois acabou sendo 'repatriado' por 120 milhões de euros. Portanto, para a Juventus, a assinatura foi lucrativa tanto esportiva quanto economicamente.
Luis Suárez (Barcelona - Atlético de Madrid)
Considerado por alguns como um dos maiores camisas 9 da história, o uruguaio deixou o Barcelona sem prestígio e foi recebido de braços abertos pela equipe do Atlético de Madrid. Com sua chegada ao time de Simeone, o Pistoleiro anotou gols importantíssimos e conquistou um campeonato nacional.
Sol Campbell (Tottenham - Arsenal)
Ainda hoje gerando muito ódio em torcedores do Spurs e sendo conhecido como Judas, teve algumas cenas e cânticos horríveis acompanhando a transferência, o que acabou por ser uma das contratações a custo zero mais desagradáveis e memoráveis de todos os tempos.
No Arsenal, Campbell ganhou três Taças de Inglaterra, uma Supertaça e dois títulos da Premier League, desempenhando um papel fundamental como parte dos Invencíveis.
Zlatan Ibrahimovic (PSG- Manchester United)
O polêmico atacante com fama de bad boy, tinha 34 anos na época em que chegou a custo zero para disputar a Premier League com a equipe do Manchester United. Zlatan marcou o gol da vitória no jogo da Supertaça inglesa contra o Leicester e marcou impressionantes 17 gols na primeira época no clube. Saiu da Inglaterra com a medalha de vencedor da Liga Europa e da Taça da Liga no bolso.
James Milner (Manchester City - Liverpool)
Após vencer duas vezes a Premier League, uma Taça de Inglaterra, uma Taça da Liga e a Supertaça de Inglaterra durante os cinco anos em que esteve no Manchester City, Milner foi uma das primeiras contratações de Jürgen Klopp ao chegar a Anfield. O meio-campista foi transferido a custo zero para atuar pelo Liverpool, onde acumulou mais um campeonato, uma Taça de Inglaterra, uma Taça da Liga e uma Supertaça, além de uma Liga dos Campeões, uma Supertaça Europeia e um Mundial de Clubes.
Gullit (Sampdoria- Chelsea)
O vencedor da Bola de Ouro de 1987, Ruud Gullit, foi para o Chelsea "de graça", onde foi jogador e, posteriormente, treinador, conquistando o amor e respeito da torcida. O holandês possui uma vasta coleção de títulos, tanto por clubes como individualmente.