Em seu primeiro jogo como titular, Andreas Pereira coloca seu nome na história da Seleção Brasileira; confira

Atualmente jogando no Fulham, da Inglaterra, atleta passou pelo Flamengo e hoje brilha com a camisa da seleção

Publicado em 10/06/2024 às 10:13

Autor do primeiro gol da Seleção Brasileira contra o México no último sábado (08), o meia Andreas Pereira fez história ao se tornar o primeiro jogador nascido fora do Brasil a balançar as redes vestindo a camisa amarelinha.

Nascido em Duffel, na Bélgica, o ex-Flamengo e atual Fulham, é filho de pais brasileiros, contudo é natural e foi criado na Europa, onde pai dele trabalhava durante maior parte de sua carreira, como jogador de futebol. Durante sua juventude, atuou nas base da Seleção Belga, disputando 27 jogos e marcando 13 gols, entre as categorias sub-15 e 17, contudo decidiu não jogar pela equipe profissional dos Diabos Vermelhos.

O próprio Andréas garantiu que sempre sonhou em vestir a camisa da Seleção Brasileira, porém achou que está chance dificilmente aconteceria. Mas o desejo se tornou realidade aos 17 anos, quando ele foi visitado pelo então coordenador das divisões de base do Brasil, Alexandre Gallo. Segundo o meia, ele não hesitou em trocar a equipe belga pelo Brasil, aceitando de imediato o convite.

Após a escolha que poderia mudar sua vida, a vaga desejada na equipe principal do Brasil só ocorreu em 2018, quando o técnico Tite o chamou para atuar em amistosos. O meia atuou apenas 23 minutos na partida contra El Salvador, voltando apenas agora em 2024, com Dorival Júnior.

A Seleção Brasileira teve outros estrangeiros na equipe?

Ao longos dos 110 anos de fundação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Seleção Brasileira teve poucos atletas nascidos fora do país que vestiram a camisa amarelinha, sendo oficialmente três, porém nenhum deles conseguiu marcar um gol.

  • Sidney Pullen (Inglês) - três jogos.
  • Casemiro do Amaral (Portugês) - seis jogos.
  • Francisco Police (Italiano) - um jogo.

Existe uma discordância onde teria nascido o atacante Adolpho Milman, conhecido como Russo, que vestiu a camisa da Seleção Brasileira em 1942. Alguns registros apontam que o atleta nasceu em Pelotas, no Rio Grande do Sul, contudo houve lendas que ele teria nascido no antigo império russo, atualmente Afeganistão. Porém depois de anos, a família descobriu em uma reportagem do Esporte Espetacular, que o atleta era realmente sul-americano, contudo nascido na Argentina.

Próximo jogo do Brasil

O Brasil comandando por Dorival Júnior tem se preparado para jogar a Copa América, contudo só estreará no próximo dia 24 de junho, contra a Costa Rica. Até lá, a equipe canarinha terá pela frente seu último amistoso contra os Estados Unidos, nesta quarta-feira (12), jogo que iniciará às 20h (horário de Brasília), em Orlando.

SELEÇÃO BRASILEIRA tem novo CAMISA 10

Tags

Autor