Com gol contra e nariz quebrado de Mbappé, França vence a Áustria na estreia da Eurocopa
França apresenta futebol pragmático, vence a Áustria, mas tem preocupação com Mbappé para jogo contra a Holanda, na segunda rodada
E deu França na estreia da Euro 2024!
Sem apresentar todo o futebol que se espera dela, a atual vice-campeã mundial contou com um gol contra do zagueiro Wöber e fez o necessário para vencer a Áustria pela 1ª rodada do Grupo D, onde agora divide a liderança com a Holanda, a quem enfrenta na próxima sexta-feira (21), em Leipzig.
Partida em que poderá não contar com Kylian Mbappé, que segue sem marcar gols em Eurocopa e que deixou o campo no final do jogo com uma suspeita de fratura no nariz.
Como dito, a França enfrenta a Holanda, enquanto que a Áustria enfrenta a Polônia num jogo que pode valer a vida de ambas as seleções pensando em classificação para as oitavas-de-final.
Confira, a seguir, um resumo do jogo:
MATÉRIA EM ATUALIZAÇÃO...
França é melhor e conta com a sorte em lambança da Áustria para abrir o placar no 1° tempo
Como foi avisado pela imprensa internacional antes da partida, a Áustria joga e deixa jogar, o que, embora gere preocupações defensivas, também gera espaços para o adversário.
Em uma dessas, a França teve a primeira boa chance do jogo aos 7 minutos. Após receber belo passe em profundidade de Griezmann, Mbappé, que ainda não possui gols em Eurocopa, saiu em diagonal ao gol e, livre de marcação, tentou bater cruzado, no contrapé do goleiro Pentz, que esperto mandou pra escanteio
No entanto, a primeira grande chance do jogo foi da Áustria. Após bela triangulação, Baumgartner saiu cara a cara com Maigan e, ao invés de fazer o simples, tentou o golaço por cavadinha, errou e mandou em cima do goleiro francês, que mandou para escanteio aos 34 minutos.
A partir daí, teve início uma série de erros que resultaram no gol da França.
Primeiro, o do árbitro da partida, o espanhol, Jesús Gil Manzano que deu tiro de meta para a França após a defesa de Maignan.
O segundo de Mwene, que tentou recuar para Danso, mas acabou dando de presente para Dembélé, que achou Mbappé, caindo pela primeira vez pela direita, cruzou na área para Wöber cometer o terceiro e mais grave dos erros, mandando direto para dentro do próprio gol após tentar afastar de cabeça.
Com mais sorte que juízo, embora estivesse bem no jogo, a França abria o placar em Düsseldorf, aos 37 minutos.
Mbappé perde gol feito, tem suspeita de fratura no nariz, mas França segura a Áustria no segundo tempo
Se no primeiro tempo a Áustria jogava e deixava jogar, no segundo tempo isso teria que ser ainda mais intenso, uma vez precisava ir buscar o resultado.
Com mais preocupação defensiva, mas também mais espaço para contra-atacar, a França quase fez o segundo aos 9 minutos. Mbappé ganhou no pé de ferro uma bola "perdida" para Danso, ganhou na velocidade para Trauner e saiu frente a frente com Pentz, mas mandou pra fora, perdendo talvez o "gol mais feito" da Eurocopa até aqui.
Apesar de um bom chute de Thuram para defesa de Pentz aos 22, essa foi a única grande chance francesa no segundo tempo, que passou a jogar um futebol burocrático e com o resultado entre os braços.
À Áustria, restou tentar do jeito que podia. Sem muita qualidade para infiltrações pelo meio, os austríacos circularam bastante a bola e tentaram uma série de cruzamentos, mas sem conseguir uma finalização mais clara, mesmo tentando até o último minuto.
O lance de maior "impacto" do segundo tempo, com o perdão do trocadilho, foi o choque de cabeça de Mbappé com o zagueiro Danso.
O camisa 10 francês acabou levando a pior, uma vez que seu nariz acertou em cheio o "cocoruto" da cabeça do adversário.
Com a camisa manchada de vermelho e certamente muitas dores, Mbappé foi substituído. Ainda não há informações sobre a gravidade da lesão, se houve realmente fratura e se o jogador terá problemas para enfrentar a Holanda, pela segunda rodada, na próxima sexta-feira (21).
Escalações
- Áustria: Pentz; Posch, Danso, Wöber (Trauner) e Mwene (Prass); Seiwald, Grillitsch (Wimmer), Laimer (Schmid), Sabitzer e Baumgartner; Gregoritsch (Arnautovic) - Ralf Rangnick
- França: Maignan; Koundé, Saliba, Upamecano e Theo Hernández; Kanté, Rabiot (Camavinga) e Griezmann (Fofana); Dembélé (Kolo Muani), Mbappé (Giroud) e Thuram - Didier Deschamps
Cartões
- Amarelos: Wöber, Danso, Mwene e Laimer (Áustria); Dembélé e Mbappé (França)
- Vermelhos: Não teve
Arbitragem
- Árbitro: Jesús Gil Manzano (ESP)
- Assistente 1: Diego Barbero Sevilla (ESP)
- Assistente 2: Ángel Nevado Rodríguez (ESP)
- VAR: Juan Martínez Munuera (ESP)