Cristiano Ronaldo vai jogar a Copa do Mundo 2026? Veja futuro de CR7 após a Eurocopa

Aos 39 anos, Cristiano Ronaldo disputa sua sexta Eurocopa e se torna recordista absoluto; participação na Copa do Mundo 2026 é incerta

Publicado em 18/06/2024 às 12:18 | Atualizado em 18/06/2024 às 15:07

Em jogo válido pela 1ª rodada do Grupo FPortugal encara a República Tcheca, às 16h, horário de Brasília, na Red Bull Arena, em Leipzig, marcando a estreia de Cristiano Ronaldo na Euro 2024.

Detentor de uma série de recordes e campeão em 2016, CR7 é titular absoluto na seleção sob o comando de Roberto Martinez, que substituiu Fernando Santos, que colocou o ídolo português no banco durante a Copa do Mundo de 2022.

Hoje com 39 anos, Cristiano Ronaldo começa a Euro 2024 já quebrando recordes e se tornando o jogador com mais participações na história da competição (2004, 2008, 2012, 2016, 2020 e 2024), mas sua participação na Copa do Mundo 2026 ainda é incerta.


Cristiano Ronaldo vai jogar a Copa do Mundo 2026? Veja o que CR7 disse sobre presença nos Estados Unidos, Canadá e México

Atuando no Al-Nassr, da Arábia Saudita, Cristiano Ronaldo ainda continua sendo uma máquina de gols, acumulando impressionantes 58 gols 15 assistências em 64 jogos pelo clube saudita.

Pela seleção, ele soma 12 gols 2 assistências nos 12 jogos que disputou desde o fim da Copa do Mundo e demonstra um preparo físico que ainda dá inveja em muitos jogadores mais jovens, o que justifica sua titularidade absoluta no elenco português.

Apesar disso, é nítido que, em comparação a ele mesmo no passado, a explosão e a força já não são mais as mesmas de anos atrás.

Em se tratando de CR7, sabemos que ele seguirá em campo enquanto entender que pode performar em alto nível, o que, como os números demonstram, ainda é uma realidade.

Em entrevista coletiva durante Data Fifa de outubro de 2023, Cristiano Ronaldo colocou em dúvida sua participação na próxima Copa do Mundo, mas também não descartou sua presença; veja o que ele disse:

"Ficar até a Copa do Mundo de 2026? Serei muito sincero. Hoje em dia, nos últimos dois anos, comecei a pensar diferente. Aconteceram coisas que me fazem pensar que a vida deveria ser momento a momento. Não consigo mais pensar no longo prazo. Tudo pode acontecer, é possível. O meu objetivo agora é ir para a Euro e fazer uma excelente Eurocopa."

Cristiano Ronaldo vai se aposentar depois da Eurocopa?

Jogar a Copa do Mundo e se aposentar são duas coisas que podem andar lado a lado, mas também em separado.

Não são raros os casos de jogadores que se aposentam da seleção, mas seguem atuando por clubes, como foi o caso do ex-companheiro de Real Madrid, Toni Kroos, que voltou atrás para a disputa da Euro 2024.

Com contrato com o Al-Nassr até junho de 2025, CR7 tem proposta para renovação com o português por mais um ano, justamente até a Copa do Mundo de 2026, que acontecerá entre junho e  julho, nos Estados Unidos, Canadá e México.

Recentemente, em dezembro, o atual treinador de Portugal, Roberto Martinez declarou que Cristiano Ronaldo mira a marca de 250 jogos pela seleção. Com 207 jogos atualmente, esta marca só seria alcançada jogando pelo menos até a Copa do Mundo de 2026, ou até além.

Até rumores, e também fatos, que apontam para sua aposentadoria, também não excluem sua presença na próxima Copa.

Em março deste ano, 2024, a esposa de Cristiano Ronaldo, Georgina Rodriguez foi flagrada conversando com uma colega durante a Paris Fashion Week dizendo que o jogador teria lhe dito que "jogaria por mais um ano ou dois".

Se jogar por mais dois anos, portanto, jogaria até 2026... Portanto, jogaria a Copa do Mundo.

A esta altura parece improvável que Cristiano Ronaldo não dispute a próxima Copa do Mundo.

Somente uma baixa vertiginosa no seu desempenho, uma lesão grave ou uma falta de fé no desempenho de Portugal em 2026 podem parecer capazes de por em xeque a sua participação na competição, onde poderá se tornar o jogador com mais participações, buscar uma artilharia inédita e por que não, o título, que o recolocaria, de vez, em pé de igualdade com Lionel Messi, seu maior rival na carreira.

 

 

 

Tags

Autor