República Tcheca ou Tchéquia? E Tchecoslováquia? Entenda a diferença e contexto histórico dos nomes envolvendo o adversário de Portugal na Eurocopa

Tradicional no futebol, país europeu já passou por fases diferentes ao longo da história; entenda cada um deles e "confusão" com os nomes

Publicado em 18/06/2024 às 14:59 | Atualizado em 18/06/2024 às 15:01

Nesta terça-feira (18), Portugal enfrenta a República Tcheca, às 16h, horário de Brasília, na Red Bull Arena, em Leipzig, pela 1ª rodada do Grupo F, que conta ainda, com Turquia e Geórgia.

O primeiro adversário de Cristiano Ronaldo na competição, no entanto, traz algumas dúvidas sobre o seu nome. O correto é "República Tcheca" ou "Tchéquia / Chéquia"? E o que é "Tchecoslováquia"?

Entenda a seguir:

República Tcheca ou Tchéquia? Qual a forma correta de se referir ao primeiro adversário de Portugal na Euro 2024

As duas formas estão corretas! Tal como o Brasil se chama oficialmente de "República Federativa do Brasil" e podemos nos referir aos Estados Unidos da América como apenas "Estados Unidos", o mesmo acontece com a "Tchéquia", que de forma oficial, por extenso, se chama "República Tcheca".

Mas, então, por que essa discussão se criou recentemente? Isso acontece por que o país enviou, em 2016, um pedido à ONU (Organização das Nações Unidas) para que a nomenclatura abreviada "Cesko", em tcheco, sempre utilizada no país, fosse incluída no banco de dados da entidade.

Sendo assim, agora é possível se referir, de forma oficial (documentos, por exemplo), à República Tcheca, como "Tchéquia", o que embora em português não possa parecer tanta diferença, mas que simplifica bastante para outros idiomas, tanto que em eventos esportivos, se tornou mais comum o uso do termo.

E Tchecoslováquia?

Tchecoslováquia, ou "Checoslováquia" foi um país que existiu entre 1918 e 1992, com exceção do período da Segunda Guerra Mundial, e que contemplava o que hoje são duas nações separadas e independentes, a República Tcheca Eslováquia.

Chama no Zap!

Receba notícias na palma da sua mão. Entre agora mesmo no nosso canal exclusivo do WhatsApp

ENTRAR NO CANAL DO WHATSAPP

Shutterstock
República Tcheca e Eslováquia, hoje nações independentes, formaram a Tchecoslováquia durante maior parte do século XX - Shutterstock

No futebol, a Tchecoslováquia foi muito poderosa, sendo vice-campeã da Copa do Mundo em 1934 1962, esta segunda quando perdeu para o Brasil de Pelé e Garrincha, na Final, e é campeã da Eurocopa de 1976.

Apesar de aquele time titular, que venceu as finalistas da Copa do Mundo de 1974 Holanda, na semifinal, e Alemanha, na Final, contar com 7 dos 11 titulares nascidos na região da Eslováquia, é a República Tcheca que carrega o legado histórico da antiga seleção.

Inclusive, a bandeira e outros símbolos da República Tcheca são os mesmos que os utilizados enquanto Tchecoslováquia, o que ajuda a entender o processo, polêmico, que faz dos tchecos campeões da Euro, mas os eslovacos não.

Tags

Autor