Grêmio: Renato Gaúcho pode ser punido e pegar até seis jogos de suspensão

O comandante da equipe Tricolor é acusado de realizar práticas indisciplinares no jogo contra o Bahia, após ordenar os reservas a saírem do campo.

Publicado em 25/06/2024 às 14:09 | Atualizado em 25/06/2024 às 15:21

Renato Gaúcho, técnico do Grêmio, será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta quarta-feira, 26 de junho, por práticas indisciplinares realizadas no jogo contra o Bahia.

Além do comandante, os atacantes Diego Costa e Nathan Fernandes também serão julgados. Todos são acusados de assumirem uma "conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não
tipificada" na partida contra o Bahia.

Caso sejam condenados no processo Nº 0276/2024-A1, tanto Renato Gaúcho quanto os atletas poderão pegar uma suspensão de uma a seis partidas de acordo com o Art. 258 do STJD.

Confira na íntegra Art. 258 do STJD:

Art. 258. Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código. (Redação dada pela Resolução CNE nº 29 de 2009).

PENA: suspensão de uma a seis partidas, provas ou equivalentes, se praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, e suspensão pelo prazo de quinze a cento e oitenta dias, se praticada por qualquer outra pessoa natural submetida a este Código. (NR).

§ 1º É facultado ao órgão judicante substituir a pena de suspensão pela de advertência se a infração for de pequena gravidade. (AC).

Chama no Zap!

Receba notícias na palma da sua mão. Entre agora mesmo no nosso canal exclusivo do WhatsApp

ENTRAR NO CANAL DO WHATSAPP

§ 2º Constituem exemplos de atitudes contrárias à disciplina ou à ética desportiva, para os fins deste artigo, sem prejuízo de outros:

  • I - desistir de disputar partida, depois de iniciada, por abandono, simulação de
    contusão, ou tentar impedir, por qualquer meio, o seu prosseguimento; (AC).
  • II - desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar
    desrespeitosamente contra suas decisões. (AC).

Entenda o caso

No dia 27 de abril, pela 4° rodada da Série A, o Grêmio foi até Salvador para enfrentar o Bahia na Arena Fonte Nova.

Na partida, que acabou 1x0 para o Tricolor de Aço, Renato ficou inconformado com a expulsão do atacante Diego Costa, aos 46 minutos do segundo tempo.

Após a decisão do árbitro Braulio da Silva Machado, o comandante da equipe gaúcha fez o sinal de "acabou" com as mãos e ordenou que os jogadores que estavam no banco de reservas deixassem o campo antes do fim do jogos.

Na ocasião, os únicos que ficaram no campo foram os atletas que estavam jogando, o médico Paulo Rabaldo e o massagista Anderson Meurer.

Veja a súmula da partida:

"Informo que em ato contínuo após a expulsão do jogador N°19, senhor Diego da Silva Costa, o técnico da equipe do Grêmio FBPA, Sr. Renato Portaluppi, fez gestos com os braços de que a partida havia acabado, ordenando que os jogadores suplentes e oficiais de sua equipe deixem as imediações do campo de jogo, os mesmos cumprem a ordem do técnico".

 

Tags

Autor