Por que o Uruguai usa 4 estrelas na camisa? Entenda o significado das estrelas da Celeste Olímpica
Bicampeão mundial, Uruguai utiliza duas estrelas a mais em seu escudo; saiba motivo da "estrelas extra" da Celeste Olímpica, favorita na Copa América
Hoje é dia de Celeste Olímpica em campo pela Copa América 2024!
Nesta quarta-feira (27), o Uruguai enfrenta o Panamá, às 22h, horário de Brasília, no MetLife Stadium, em Nova Jersey, em partida válida pela 2ª rodada do Grupo C.
Vindo de vitória na estreia, contra o Panamá, os uruguaios podem garantir a classificação antecipada às oitavas-de-final caso os Estados Unidos não percam para os panamenhos no outro jogo do grupo.
Maior campeã da Copa América ao lado da Argentina com 15 títulos, o Uruguai também é uma das maiores seleções da história do futebol mundial, tendo vencido duas Copas do Mundo, em 1930 e 1950, contra Argentina e Brasil, respectivamente.
Mas, na sua camisa, os uruguaios carregam não apenas as duas estrelas referentes aos títulos mundiais, mas sim quatro estrelas. Você sabe o porquê disso?
Uruguai é Tetra? Entenda o significado das quatro estrelas na camisa da Celeste Olímpica
A resposta é "simples" e direta. Sim, o Uruguai se considera tetracampeão mundial de futebol.
A Copa do Mundo foi disputada pela primeira vez em 1930, como sabemos, mas, claro, o futebol já existia antes disso e, também, as competições entre seleções.
Antes da Fifa criar o seu "Campeonato Mundial", o principal torneio de futebol entre seleções se dava nas Olímpiadas.
O Uruguai foi medalha de ouro em 1924 e 1928, sendo, à época, reconhecido como o campeão mundial de futebol, o que explica o entendimento dos nosso vizinhos sobre a sua quantidade de títulos mundiais.
É por esse motivo, também, que o Uruguai é conhecida como "Celeste Olímpica", apelido que ganhou durante a sua participação nos Jogos de Paris, em 2024.
É bom frisar que a Fifa não reconhece os quatro títulos dos uruguaios, e eles são, oficialmente, "apenas" bicampeões mundiais.
Se passasse a reconhecer as medalhas de Ouro das Olímpiadas realizadas antes da Copa do Mundo como títulos mundiais, isso implicaria em reconhecer que a Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales) teria três títulos, conquistados em 1900, 1908 e 1912, e que Canadá e Bélgica teriam um título cada, conquistados, respectivamente, em 1904 e 1920.