Bola de Ouro 2024: Eurocopa e Copa América contam? Entenda prazo da premiação

O ranking da premiação da Bola de Ouro vai se desenhando cada vez mais, e estamos cada vez mais perto de saber quem irá vencer nesta temporada.

Publicado em 03/07/2024 às 14:42

O favoritismo ao prêmio da Bola de Ouro 2024 já vem se desenhando há algum tempo durante a temporada, porém nem tudo são flores. Vinicius Júnior é dado como grande favorito juntamente com Jude Bellingham para levar a premiação para casa, mas não mantém um bom e constante desempenho nesse início de Copa América.

Mas será que a competição conta para ele conquistar a Bola de Ouro?

Outro que não vimos grandes atuações até o momento foi o craque francês Kylian Mbappé, que segue sendo um dos favoritos para vencer o prêmio de melhor jogador do ano, porém foi bastante prejudicado pela lesão sofrida no primeiro jogo da França na Eurocopa e segue meio morno na competição.

Mas afinal, a Copa América e a Eurocopa contam para a premiação?

Entenda o Prazo da competição

Primeiramente respondendo a pergunta, sim, tanto a Copa América como a Eurocopa irão contar para a premiação da Bola de Ouro. 

A Bola de Ouro avalia o rendimento no período da temporada europeia - do segundo semestre de um ano ao primeiro semestre do ano seguinte.

 

Como funciona a premiação?

A revista convoca quase 200 jornalistas de todo o mundo, sendo um por país, para escolherem os cinco atletas que mais de destacaram, atualmente, na temporada, já que antes era considerado o ano completo do jogador e jogadora.

Eles escolhem os futebolistas a partir de uma lista de 30 nomes elaborada pela redação da France Football.

Cada responsável pela votação elabora um ranking de primeiro a quinto lugar, em que o primeiro recebe seis pontos, o segundo quatro, o terceiro três pontos, o segundo dois e o quinto, um ponto.

Quem terminar com o maior número de pontos recebe o troféu da edição. Em caso de empate na pontuação, leva o prêmio o jogador que aparecer mais vezes em primeiro lugar.

Persistindo a igualdade, o critério se mantém para quem figurou mais vezes em segundo lugar e assim por diante. Se o empate ainda assim continuar, o editor-chefe da France Football tem a palavra final.

Tags

Autor