Escudo da França: Por que é um Galo? Entenda significado do símbolo que envolve a Inglaterra e tem semelhança com Palmeiras e Corinthians

Escudo da França tem origem curiosa; atual vice-campeã mundial enfrenta a Bélgica pelas oitavas-de-final da Euro 2024 em Düsseldorf

Publicado em 05/07/2024 às 16:23

Hoje é dia de jogaço na Euro 2024! Nesta sexta-feira (5), Portugal França decidem uma das vagas na semifinal da competição, contra a Espanha, às 16h, horário de Brasília, no Volksparkstadion, em Hamburgo.

Com vários craques em campo, as seleções também chamam atenção pelos seus belos uniformes. O da França, em específico, também desperta a curiosidade do torcedor.

Afinal, por que o escudo da França é um galo?

Galo Gaulês: Escudo da França é fruto de rivalidade com Inglaterra e lembra Corinthians x Palmeiras

O "Galo Gaulês", mais precisamente, é o símbolo da seleção francesa de futebol. Estampando a camisa dos "Le Bleus" ("Os azuis" em português"), há mais de 100 anos, desde 1919.

O galo não é somente um símbolo da seleção, mas de todo o país, sendo comum encontrar esculturas e desenhos do animal espalhado pela França, sendo, o mais notável deles, o que adorna os portões do palácio do governo, o Palais de l’Élysée, localizado na famosa avenida Champs-Élysées, em Paris.

Esse símbolo vem do "trocadilho" entre o animal e a palavra Gallus, que era a forma como eram chamados os habitantes de Gaulles, nome da região onde hoje fica situada a França.

O termo, que ficou em desuso, voltou a ser utilizado por ingleses alemães, rivais históricos dos franceses, para se referirem ao povo francês de forma pejorativa.

Como forma de "comprar a briga", os franceses adotaram o animal como símbolo nacional desde então, algo parecido, dado todos os descontos e contextos necessários, como o que acontece com o "Porco" no Palmeiras, fruto da rivalidade com o Corinthians.

 


 

Links para assistir Portugal x França ao vivo e online GRÁTIS com imagens

CazéTV transmitirá 25 jogos da Euro 2024, totalmente online e grátis pelo YouTube e também no Prime Video, da Amazon, exclusivo para assinantes.

Tags

Autor