Uruguai: Bielsa critica venda de sul-americanos, elogia Telê Santana e cita Endrick e Estêvão
O técnico Marcelo Bielsa comanda o Uruguai diante do Brasil, nesta quarta-feira, em jogo válido pelas quartas de final da Copa América
O técnico Marcelo Bielsa desabafou na entrevista coletiva na véspera da decisão entre Uruguai x Brasil pela Copa América 2024. Ao ser questionado sobre o São Paulo de 1992, ele não deixou o jornalista brasileiro terminar a pergunta e começou uma reflexão sobre o futebol sul-americano. Na declaração, ainda elogiou o treinador Telê Santana e citou Endrick e Estêvão.
"Você recorda a formação do São Paulo? Com um treinador monumental e uma formação de todos jogadores de seleção brasileira, todos jogando no futebol local. Vejam o que passou com o pobre futebol sul-americano. Lá jogava Raí, Antonio Carlos, Ronaldo, Cafú, Pintado, Muller, todos jogadores "europeus", mas antes de irem à Europa jogaram duas finais de Copa Libertadores", disse.
"O que aconteceu com o futebol? Com o futebol, que é propriedade popular essencialmente... Por que? Os pobres têm muita pouca capacidade de acesso à felicidade porque não dispõem de dinheiro para comprar felicidade. O futebol, como é gratuito, é de origem popular", completou.
Por fim, Bielsa ainda cintou as joias do Palmeiras: os atacantes Endrick e Estêvão. Eles foram vendidos recentemente para o Real Madrid e Chelsea, respectivamente, por uma fortuna.
"Esse futebol, que era uma das poucas coisas que os mais pobres mantinham, já não tem mais, porque aos 17 anos Endricks vão, o "winger de Palmeiras" (Estevão)... que lástima que eu tenha que dizer hoje algo que só vai me trazer críticas", afirmou.
Bielsa comandou o argentino Newell's Old Boys na final da Taça Libertadores da América contra o São Paulo. Na ocasião, o Tricolor do Morumbi levou a melhor e faturou o título em 1992.
Uruguai x Brasil
Uruguai x Brasil se enfrentam neste sábado (6), às 22h (de Brasília), no luxuoso Allegiant Stadium, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Em caso de empate no tempo normal, a decisão vai para os pênaltis.
Veja também: piores e melhores jogadores da Seleção Brasileira