Holanda "garfada"? Imagens mostram mão de Saka na origem do pênalti marcado em Harry Kane
Holandeses reclamaram bastante de pênalti que originou gol de empate da Inglaterra na semifinal da Euro 2024; reclamação ganha força com "fato novo"
O duelo entre Holanda e Inglaterra pela semifinal da Euro 2024 segue dando o que falar mesmo após o apito final que decretou a vitória inglesa por 2 x 1 e classificação à Final, no próximo domingo (14), contra a Espanha.
Mas, além das repercussões da grande partida e dos personagens que brilharam no gramado, o pênalti de empate marcado para os ingleses ainda no 1° tempo está dando o que falar.
Inicialmente houve uma grande reclamação por parte dos holandeses a partir da interpretação de que não houve falta no lance por que o contato entre Harry Kane, que isolou a bola, com Dumfries só teria se dado após a finalização do atacante inglês.
A grande questão além desse recorte do lance, que dá margem para diversas interpretações, é o fato de que a bola bateu na mão de Saka na origem do lance antes de sobrar para o camisa 9 inglês finalizar.
As imagens não foram revisadas pelo VAR, que mostraram ao árbitro da partida, o alemão Felix Zwayer, apenas o lance entre Kane e Dumfries, causando bastante repercussão nas redes sociais.
Inglaterra já havia se classificado com pênalti polêmico na semifinal da Euro 2020
Em 2021, na disputa da Euro 2020, a Inglaterra também conseguiu sua vaga a partir de um pênalti polêmico.
Na ocasião, Sterling caiu na área durante a prorrogação contra a Dinamarca após choque com Jensen. O árbitro da partida, Danny Makkelie, curiosamente holandês, mandou seguir, mas tal como Zwayer, foi chamado para rever o lance no VAR.
Muitos argumentaram que Sterling teria se jogado no lance e que teria, portanto, simulado a penalidade.
Independente das argumentações, o pênalti foi marcado, Harry Kane converteu, no rebote, e a Inglaterra foi à Final, onde perdeu para a Itália.