Palestrante, Andrei Kampff fala sobre I Fórum Global Paz no Futebol e ressalta papel da imprensa no combate à violência e racismo

I Fórum Global Paz no Futebol - Violência e Racismo Dentro e Fora das Quatro Linhas acontece no dia 12 de julho, no Recife; veja os convidados

Publicado em 11/07/2024 às 15:58 | Atualizado em 11/07/2024 às 17:44

Nesta sexta-feira, dia de 12 julho, a cidade do Recife receberá o I Fórum Global Paz no Futebol - Violência e Racismo Dentro e Fora das Quatro Linhas. O evento conta com apoio do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC).

O Fórum acontece no Cais do Sertão, no Bairro do Recife, o "Recife Antigo" e trará uma série de convidados e palestrantes para discutir sobre uma série de problemas envolvendo a violência e o racismo no entorno do futebol.

Dentre os palestrantes está o jornalista e advogado, Mestre em Direito, Andrei Kampff, criador e redator do portal "Lei em Campo".

Em entrevista exclusiva ao Blog do Torcedor, Andrei falou um pouco sobre o evento e também chamou atenção para o papel da imprensa dentro das temáticas que serão tratadas no fórum:

Sobre o evento, Andrei falou sobre a importância da reunião de uma série de autores envolvidos com o futebol para tratar dos temas por diversos prismas, de forma a trazer uma abordagem mais completa e eficiente:

"Eventos como o Fórum são fundamentais para levantar o debate, provocar irritações e aprendizados. O Fórum reúne diferentes atores do movimento esportivo, como atletas, imprensa, poder público, investidores, advogados, todos precisam trabalhar conjuntamente para deixar o ambiente mais seguro e livre do preconceito."

Também jornalista, como já dito, Andrei também reservou um momento para destacar o papel da imprensa no combate à violência e o racismo no futebol.

"A imprensa precisa assumir seu protagonismo nesse debate também. Ela precisa agir de forma equilibrada e responsável, cobrando uma atuação rigorosa do movimento esportivo e também do poder público contra a violência e a discriminação. Além disso, precisa informar a opinião pública e os torcedores sobre a responsabilidade que eles têm também dentro do movimento esportivo."

As falas de Andrei encontram sinergia com o patrocinador do evento, a Esportes da Sorte, que pontua a importância de se construir um ambiente de paz no futebol.

“Somos grandes incentivadores do futebol brasileiro e, por isso, estamos presentes em tantos clubes importantes do país. Estamos comprometidos para que se crie uma nova cultura de comportamento dentro desses espetáculos e que seja um verdadeiro entretenimento. Mantemos diálogos diários e atuamos lado a lado junto aos times para conseguirmos construir campanhas que incentivem o cenário de paz e que combatam o racismo no futebol. Que fóruns como esse, com a presença de tanta gente competente sobre o tema, sejam cada vez mais frequentes para que possamos nos educar e fazer do futebol um ambiente mais saudável. Ficamos muito honrados em fazer parte”, comentou Sofia Aldin, CMO do Grupo Esportes da Sorte.

Saiba como participar do I Fórum Global Paz no Futebol 

O I Fórum Global Paz no Futebol - Violência e Racismo Dentro e Fora das Quatro Linhas ainda vai contar com representes do Ministério do Esporte e ainda da Confederação Brasileira de Futebol. Isso sem contar integrantes do Governo de Pernambuco e Federação Pernambucana de Futebol.

Lembrando que as entradas são gratuitas e podem ser adquiridas através do site sympla.com.br, ou clicando neste link.

Temas e horários das palestras

08h30

  • CERIMÔNIA DE ABERTURA

09h

  • LEGISLAÇÃO, RESPONSABILIDADE DOS CLUBES E ASSOCIAÇÕES - Andrei Kampff (Jornalista e Mestre em Direito)

10h30

  • FUTEBOL E VIOLÊNCIA DENTRO E FORA DE CAMPO - Prof. Maurício Murada (Sociólogo)

14h

  • VIOLÊNCIA NO FUTEBOL DE FORA PARA DENTRO DO CAMPO - Wallace Vallente (Ex-árbitro)

15h30

  • A VIOLÊNCIA NO FUTEBOL SOB A ÓTICA DA MULHER - Claudia Molinna (Vice-presidente da Associação dos Delegados e Delegadas da Polícia Civil de PE)

17h

  • COMO O STJD PODE INFLUIR NA LUTA PELA PAZ NO FUTEBOL? PUNINDO JOGADORES E CLUBES COM MAIS SEVERIDADE? - Dr. Osvaldo Sestário (Advogado e membro do STJD)

Tags

Autor