Sport x América-MG terá homenagem pelos 80 anos da Força Expedicionária Brasileirada (FEB)
Jogo entre pernambucanos e mineiros será marcado por série de homenagens e ações que relembram os oficiais brasileiros durante a II Guerra Mundial
Neste sábado, 13 de julho de 2024, durante a partida entre Sport e América-MG, pela Série B do Campeonato Brasileiro, um evento para lá de especial irá ocorrer na Arena de Pernambuco. Isso porque o jogo será palco de homenagem aos 80 anos do embarque dos membros da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para a Segunda Guerra Mundial.
O evento celebra o dia 2 de julho de 1944, data da viagem dos brasileiros para a Europa. A Força Expedicionária Brasileira, composta por 25.834 homens e mulheres, incluindo 681 jovens de Pernambuco, representou o Brasil em um dos conflitos mais significativos do século XX. A atuação da FEB, especialmente na Batalha de Monte Castello, destacou-se por marcar a primeira vitória brasileira durante o conflito.
Para marcar esta data histórica, o Comando Militar do Nordeste organizou uma série de atividades culturais e educativas na Arena Pernambuco, entre elas:
- Exposição de Materiais Militares: Uniformes, armamentos e equipamentos usados pelos soldados durante a guerra.
- Apresentações Musicais: A Banda de Música do CMNE executará canções da época, trazendo uma atmosfera nostálgica e emocionante para o evento.
- Presença de Veteranos: Participação especial do Capitão Severino Gomes de Souza, um dos militares que integraram a FEB.
Cobra fumando
Um dos aspectos mais curiosos e emblemáticos da FEB é o seu símbolo: uma cobra fumando. Originado durante a guerra como uma resposta às críticas pessimistas que duvidavam da participação brasileira no conflito, o símbolo representa a atuação do Brasil na guerra.