Southgate pede demissão e não é mais treinador da Inglaterra; veja nomes que podem assumir

Após The FA garantir permanência independente do resultado da Final da Euro; Southgate entrega o cargo dois dias após derrota para a Espanha

Publicado em 16/07/2024 às 13:22

Chegou ao fim a jornada de Gareth Southgate à frente da seleção da Inglaterra!

Após, segundo o "The Telegraph", a The FA (Federação Inglesa de Futebol) ter garantido a permanência do treinador à frente da seleção independente do resultado da Final da Euro 2024 contra a Espanha, o próprio treinador pediu demissão nesta terça-feira (16), dois dias após a perda de mais um título.

O anúncio foi oficializado nas redes sociais da seleção inglesa, que trouxe uma declaração do treinador, que esteve à frente da equipe durante 8 anos e 102 jogos:

"Como um orgulhoso homem inglês, foi uma honra em minha vida jogar e se treinador da Inglaterra. Isso significou tudo para mim e eu", falou o treinador que assumiu o comando em 2016, após a Eurocopa daquele mesmo ano.

A história de Southgate chega ao fim com um aproveitamento de 62,7% distribuídos em 64 vitórias20 empates 18 derrotas e resultados que a muito tempo a seleção inglesa não alcançava.

Ele chegou a uma Final inédita de Eurocopa, na edição 2020, e uma segunda agora em 2024 e uma semifinal de Copa do Mundo, em 2018, encerrando um jejum de 28 anos, que durava desde a Copa de 1990.

Apesar disso, foram muitas as críticas ao fraco desempenho mostrado em campo, aquém do que muitos esperam que o time possa apresentar e que culminaram no rebaixamento a Liga B da Nations League e em campanhas árduas nas competições que disputou.

Curiosamente, Southgate, que foi muito criticado e até agredido com copos arremessados das arquibancadas, deixa a seleção após seus dois melhores desempenhos, contra Holanda e Espanha, justamente os adversários mais fortes que enfrentou em sua campanha.

Novo treinador da Inglaterra: Veja quem deve substituir Southgate no English Team

Segundo o jornal britânico The Telegraph, esses são os favoritos para assumir o comando da seleção inglesa para o próximo ciclo que envolve a Nations League 2024/25, onde disputará a Liga B, e as Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 e, uma vez classificada, a própria Copa do Mundo.

  • Eddie Howe (inglês; atual treinador do Newcastle)
  • Graham Potter (inglês; ex-Chelsea e Brighton; atualmente sem clube)
  • Mauricio Pochettino (argentino; ex-Chelsea e Tottenham; atualmente sem clube)
  • Thomas Tuchel (alemão; ex-Bayern de Munique, Chelsea e PSG; atualmente sem clube)
  • Lee Carsley (irlandês; atual treinador da Inglaterra Sub-21)

Tags

Autor