Olimpíadas 2024: Quem é Rayssa Leal? Conheça a trajetória da Fadinha do Skate
Rayssa Leal, a Fadinha do Skate, é uma das promessas da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Conheça mais a trajetória da atleta.
Rayssa Leal, a fadinha do skate, é um dos destaques da delegação brasileira nas Olimpíadas Paris 2024.
A jovem, de apenas 16 anos, coleciona medalhas e atraí muita atenção dos brasileiros por suas habilidades e conquistas.
O skate foi incluído no Programa Olímpico em agosto de 2016. Em Tóquio 2020, houve a primeira competição da modalidade nos Jogos.
Justo nesta edição, Rayssa conquistou o mundo ao alcançar a medalha de prata. Nos anos seguintes, ela angariou diversas conquistas em diferentes competições internacionais.
Em Paris, a expectativa é que Rayssa alcance o pódio novamente, comprovando pela segunda edição que ela é uma das maiores atletas no Skate street.
Conheça a história de Rayssa:
Jhulia Rayssa Mendes Leal é natural da cidade de Imperatriz, no Maranhão. Nascida em 2008, começou a treinar o esporte quando tinha apenas seis anos de idade, ao receber um skate de presente de aniversário.
Em 2015, Rayssa chamou atenção na internet ao executar uma manobra conhecida como heelflip. O momento foi registrado por sua mãe, Lilian Mendes. Nas imagens, Rayssa estava vestida com uma fantasia de fada.
O vídeo foi compartilhado nas redes sociais de Tony Hawk, uma referência internacional no skate, e circulou por todo o mundo.
Trajetória em competições:
Com apenas 11 anos, Rayssa estreou em competições internacionais. Competiu na Street League Skateboarding Championship Super Crown, no Rio de Janeiro, e na Street League Skateboarding em Londres.
Na competição inglesa, Rayssa terminou em 3º lugar com uma pontuação de 26,0.
Em 2020, integrou a delegação brasileira nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 e conquistou a medalha de prata. Naquele ano, ela se tornou a atleta mais jovem a representar o Brasil nas Olimpíadas.
Após a conquista, a skatista voltou a participar de outras competições, como Street League Skateboarding, em Utah, e Street League Skateboarding Championship Super Crown, em Las Vegas.
Atualmente a Fadinha coleciona mais de trinta medalhas nas mais importantes competições de Skate Street a nível mundial.
5 países com mais medalhas de ouro nas Olimpíadas: