Por que os atletas gritam no tênis? Entenda o motivo real

Estudo científico publicado por revista britânica explica a causa que dá vantagem aos tenistas durante as partidas; veja conclusões

Publicado em 23/07/2024 às 16:20

Um dos esportes mais populares do mundo, o tênis praticado profissionalmente é responsável por levar os jogadores à exaustão, exigindo o máximo deles nos confrontos, com partidas podendo chegar até cinco horas de duração.

É natural o estranhamento dos espectadores menos acostumados com o esporte quando se deparam com o "duelo" de gritos entre tenistas que se enfrentam em um confronto.

Por mais que possa ser difícil acreditar, os gritos podem ser efetivos para o sucesso dos tenistas nas jogadas, podendo ser decisivos em um rally (ações que acontecem a partir do momento em que o jogador saca a bola até acontecer um ponto).

MOTIVO SEGUNDO ESTUDO CIENTÍFICO

Segundo um estudo publicado pela revista britânica The Spectator, o grito dos tenistas é responsável por ajudar na rebatida da bola, o que aumenta a força do movimento sem esgotar o suprimento de oxigênio.

O estudo ainda aponta que o grito faz com que os tenistas acertem a bola 4% mais rápido durante o rally.

Um das explicações que justifica o grito dado por tenistas no momento em que acertam e devolvem a bola para o outro lado da quadra é o fator "atrapalhar o adversário".

OLIMPÍADAS 2024: Quais os brasileiros com mais chances de medalha?

Ao gritar durante a rebatida, o tenista oculta o barulho causado pela sua raquete na bola, o que aumenta a dificuldade do adversário em prever a velocidade da bola, reduzindo sua reação em até 4% de precisão.

Os números podem parecer pequenos, mas qualquer vantagem em esportes de alto nível, por menor que seja, podem fazer uma grande diferença no resultado final dos confrontos.

OS GRITOS SÃO PROPOSITAIS?

Muitos podem questionar se os gritos dos atletas são propositais. Existe um vídeo da ex-número 1 do mundo, Maria Sharapova, em que a russa não grita em seus treinamentos, o que não acontece nas partidas.

Tags

Autor