Brasil já ganhou medalha no handebol feminino? Veja retrospecto e conquistas
Seleção brasileira busca igualar ou superar campanha dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e Rio 2016; saiba tudo sobre o histórico da equipe no evento
O handebol existe nos Jogos Olímpicos desde a edição de Berlim, em 1936, contando apenas com a presença de homens nas competições.
Entretanto, o esporte deixou o cronograma olímpico e só retornou em 1972, quando o evento foi sediado em Munique, na Alemanha.
Apesar disso, as mulheres só passaram a participar das Olimpíadas pelo handebol nos Jogos de Montreal, no Canadá, em 1976, ainda sem a presença do Brasil no torneio.
A primeira vez em que o Brasil disputou os Jogos Olímpicos no handebol feminino aconteceu em Sydney 2000.
Naquele ano, as atletas passaram da fase de grupos, mas foram eliminadas pela Coreia do Sul nas quartas de final.
CAMPANHAS DO BRASIL
Na história das Olímpiadas, o Brasil nunca conquistou medalhas no handebol feminino. As únicas equipes que venceram medalhas na modalidade são de países europeus, com as únicas exceções sendo Coreia do Sul e China.
A seleção brasileira feminina, heptacampeã dos Jogos Pan-Americanos e campeã mundial em 2013, nunca passou das quartas de final em Jogos Olímpicos.
Olimpíadas 2024: Brasil não participa de 5 modalidades em Paris
As melhores campanhas aconteceram em Londres 2012 e Rio 2016. Na última edição, em Tóquio, a equipe foi eliminada logo na primeira fase do torneio.
A expectativa para Paris 2024 é de que o Brasil tenha aprendido com a campanha da capital japonesa e busque igualar ou superar os feitos realizados em Londres e no Rio de Janeiro.
MAIORES VENCEDORAS
O único país no feminino com três medalhas de ouro é a Dinamarca, que venceu três Olimpíadas seguidas: Atlanta 1996, Sidney 2000 e Atenas 2004.
Em Tóquio 2020, disputada em 2021, a medalha de ouro ficou com a França, anfitriã dos Jogos de 2024 e uma das seleções favoritas para vencer o torneio neste ano.