Olimpíadas 2024: Por que alguns esportes começam antes da abertura em Paris 2024?

Quatro modalidades esportivas tiveram o calendário antecipado nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Confira quais foram os esportes e os motivos.

Publicado em 24/07/2024 às 11:35 | Atualizado em 25/07/2024 às 12:15

A abertura dos Jogos Olímpicos 2024 está agendada para a próxima sexta-feira (26). A cerimônia promete inovar ao realizar o cortejo no Rio Sena, rompendo a tradição de anos de realização em estádios de futebol.

No entanto, quem acompanha a programação pode ter percebido que algumas modalidades começaram a ser disputadas na manhã desta quarta-feira (24).

Os esportes que terão o início adiantado são o futebol, rugby, handebol e tiro com arco. Entenda os motivos que levam as antecipações.

Futebol

A disputa do futebol nos Jogos Olímpicos será composta por 16 seleções no masculino e 12 no feminino. Ambas as competições terão três jogos na primeira fase e mais três até a disputa das medalhas.

Com isso, o calendário de 16 dias não comportaria a realização de todas as partidas. Os atletas necessitam de um tempo de descanso mínimo de 66 horas. Por isso, os jogos começaram a ser disputados nesta quarta-feira (24).

Rugby

Assim como o futebol, a disputa do Rugby teve início nesta quarta-feira (24), no entanto só será estendida até a terça-feira (30). O objetivo da antecipação é liberar o estádio até o dia 02 de agosto, quando terá início a disputa do atletismo.

Brasil vai bater o recorde de medalhas nas Olimpíadas?

Tiro com arco

Tem início na quinta-feira (25) e será retomado no domingo (28). O Palácio Les Invalides, que receberá a disputa do tiro com arco, também será parte da inauguração dos Jogos.

Além disso, o espaço receberá a final das maratonas e a abertura do contrarrelógio no ciclismo. Por isso, a organização decidiu pela antecipação.

Handebal

Na primeira fase, as disputas ocorrem na Paris Expo, enquanto o mata-mata será na cidade de Lille, no estádio Pierre Mauroy. O handebol será adiantado para garantir o descanso dos atletas e para que as disputas caibam no calendário.

Olimpíadas 2024: quatro recordes inacreditáveis do atletismo

Tags

Autor