Por que o Brasil não está jogando as Olimpíadas no Futebol Masculino? Entende ausência do atual bicampeão olímpico
Ouro no Rio 2016 e Tóquio 2020, Seleção Brasileira não disputará os Jogos Olímpicos de Paris 2024; entenda o motivo da não participação do Brasil
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 começam nesta quarta-feira (24), dois dias antes da Cerimônia de Abertura, para o Futebol Masculino nesta quarta-feira (24), com oito jogos.
Infelizmente, o Brasil atual bicampeão e vencedor do Ouro no Rio 2016 e Tóquio 2020, não se classificou para a competição e está fora da disputa do Tri e da marca de ser o primeiro país a vencer três ouros consecutivos no Futebol Masculino.
Mas, afinal, se é o atual bicampeão, por que o Brasil não está jogando as Olimpíadas de 2024?
Entenda por que o Brasil está fora dos Jogos Olímpicos no Futebol Masculino em Paris
Ao todo, 16 países disputam as Olimpíadas no Futebol Masculino, com apenas o país sede, no caso a França, conquistando a vaga antecipadamente.
Todos os outros países, independente da sua classificação nos Jogos anteriores, precisam conquistar suas vagas de acordo com as diretrizes de cada confederação (Conmebol, AFC, Concacaf, Uefa)...
Algumas confederações decidem os classificados através de outras competições, como a Eurocopa Sub-21, a Copa da Ásia Sub-23 e a Copa das Nações Africanas Sub-23.
Outras, como é o caso da Conmebol, decidem a vaga através de um torneio Pré-Olímpico, uma mescla de Copa América e Eliminatórias.
Apenas duas seleções sul-americanas se classificam e as vagas ficaram com Argentina e Paraguai, que terminaram, em 2° e 1° lugar do Quadrangular Final do Pré-Olímpico, disputado em fevereiro.
O Brasil, que tinha nomes como Endrick, Andrey Santos e Gabriel Pec ficou em 3° após perder para paraguaios e argentinos, na 1ª e 3ª rodadas, tendo vencido apenas a Venezuela, na 2ª rodada.
Classificação Final do Pré-Olímpico
Tabela do Futebol Masculino em Paris 2024
Grupo A
- França
- Estados Unidos
- Guiné
- Nova Zelândia
Grupo B
- Argentina
- Marrocos
- Iraque
- Ucrânia
Grupo C
- Uzbequistão
- Espanha
- Egito
- República Dominicana
Grupo D
- Japão
- Paraguai
- Mali
- Israel