Qual foi a última vez que o Brasil não disputou as Olímpiadas no futebol? Relembre
Ouro em 2016 e 2020, Seleção Brasileira não disputará os Jogos Olímpicos de Paris 2024; relembre última vez que Brasil ficou de fora no futebol
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 começam nesta quarta-feira (24), dois dias antes da Cerimônia de Abertura, para o Futebol Masculino nesta quarta-feira (24), com oito jogos.
Atual bicampeão, tendo conquistado o Ouro no Rio 2016,de maneira inédita, e em Tóquio 2020, o Brasil não se classificou para a competição e está fora da disputa do Tri, encerrando uma série de quatro participações consecutivas e voltando a não disputar os Jogos após 20 anos.
A última vez que a Seleção Brasileira havia ficado de fora no Futebol Masculino foi em Atenas 2004; relembre o fracasso de uma geração que tinha Robinho, Diego e Elano.
Relembre a última vez que o Brasil ficou fora das Olimpíadas no Futebol Masculino
A última vez que o Brasil não conseguiu se classificar para as Olimpíadas, no futebol, foi em 2004, na edição realizada em Atenas, na Grécia, berço da competição.
Naquela ocasião, a equipe comandada por Ricardo Gomes, chegou à terceira rodada do Pré-Olímpico precisando apenas de um empate contra o Paraguai, mas acabou derrotada pelo placar de 1 x 0, com marcado por De Vaca, zagueiro que hoje, aos 41 anos, atua pela Banfield, da Argentina.
Aquela equipe contava com vários nomes que se tornariam conhecidos do grande público, como Robinho, Diego e Elano, trio que foi campeão brasileiro com o Santos em 2002 e novamente mais tarde naquele mesmo ano, além do goleiro Gomes, do zagueiro Edu Dracena e do atacante Nilmar.
Aquele time ainda seria reforçado, caso conseguisse a classificação, por nomes como Kaká, Adriano e Júlio Baptista, que não foram liberados por seus clubes para a disputa do Pré-Olímpico.
Ficha de Brasil 0 x 1 Paraguai, jogo que eliminou o Brasil em 2004
Escalações:
- Brasil: Gomes; Elano, Alex, Edu Dracena e Wendell; Paulo Almeida (Dagoberto), Dudu Cearense, Daniel Carvalho e Diego (Nilmar); Robinho e Marcel (Adailton) - Ricardo Gomes
- Paraguai: Diego Barreto; Martínez (Villalba), José De Vaca, Julio Manzur e Felipe Giménez; Edgar Barreto (Irala), Díaz, Diego Figueredo e Aureliano Torres; Pablo Giménez (Alvarenga) e Bareiro - Carlos Jara Saguier
Ficha:
- Data: 25/01/2004 (domingo)
- Local: Estádio Sausalito, em Viña del Mar
- Árbitro: Gustavo Mendéz (URU)
- Cartões amarelos: Diego, Adailton, Elano (Brasil); Diego Figueredo, Felipe Giménez (Paraguai)
- Cartão vermelho: Edu Dracena (Brasil)
- Gols: De Vaca, aos 32min, do primeiro tempo
Entenda por que o Brasil está fora dos Jogos Olímpicos no Futebol Masculino em Paris
Ao todo, 16 países disputam as Olimpíadas no Futebol Masculino, com apenas o país sede, no caso a França, conquistando a vaga antecipadamente.
Todos os outros países, independente da sua classificação nos Jogos anteriores, precisam conquistar suas vagas de acordo com as diretrizes de cada confederação (Conmebol, AFC, Concacaf, Uefa)...
A Conmebol, decide as vagas através de um torneio Pré-Olímpico. Apenas duas seleções sul-americanas se classificam e as vagas ficaram com Argentina e Paraguai, que terminaram, em 2° e 1° lugar do Quadrangular Final do Pré-Olímpico, disputado em fevereiro.
O Brasil, que tinha nomes como Endrick, Andrey Santos e Gabriel Pec ficou em 3° após perder para paraguaios e argentinos, tendo vencido apenas a Venezuela.