Olimpíadas 2024: Saiba quais países nunca ganharam uma medalha nos Jogos Olímpicos

Muitos países não possuem os recursos necessários para investir em programas de desenvolvimento esportivo e na formação de atletas de alto nível

Publicado em 26/07/2024 às 15:40

A cada edição dos Jogos Olímpicos, milhares de atletas de diversas partes do mundo se reúnem para disputar as mais diversas modalidades e conquistar medalhas. Enquanto algumas nações acumulam um vasto histórico de conquistas, outras ainda buscam o feito inédito de subir ao pódio olímpico.

A busca pela primeira medalha é um desafio constante para muitos países. Diversos fatores influenciam o desempenho de uma nação nos Jogos, como investimentos em esportes, infraestrutura esportiva, tradição esportiva e acesso a recursos.

Países que nunca ganharam medalha nas Olimpíadas

África (25)

Angola, Benim, Cabo Verde, República Centro-Africana, Chade, Ilhas Comores, República Democrática do Congo, Guiné Equatorial, Gâmbia, Guiné, Guiné Bissau, Lesoto, Libéria, Líbia, Madagascar, Malawi, Mali, Mauritânia, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Ilhas Seychelles, Serra Leoa, Somália, Sudão do Sul e Essuatíni.

Américas (13)

Bolívia, Antígua e Barbuda, Ilhas Virgens Britânicas, Aruba, Dominica, El Salvador, Honduras, São Cristóvão e Nevis, Nicarágua, Santa Lucia, São Vicente e Granadinas, Belize e Ilhas Cayman.

Ásia (12)

Bangladesh, Palestina, Timor Leste, Iêmen, Camboja, Butão, Brunei, Mianmar, Laos, Maldivas, Nepal e Omã.

Europa (5)

Albânia, Andorra, Bósnia-Herzegovina, Malta e Mônaco.

*Liechtenstein possui medalhas em olimpíadas, mas apenas nos Jogos Olímpicos de Inverno.

Oceania (13)

Samoa Americana, Ilhas Cook, Guam, Kiribati, Ilhas Marshall, Samoa, Micronésia, Nauru, Palau, Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão, Tuvalu e Vanuatu.

Esperança e superação

O Comitê Olímpico Internacional (COI) tem trabalhado para tornar os Jogos Olímpicos mais inclusivos e acessíveis a todos os países. Programas de desenvolvimento esportivo e a criação de novas modalidades são algumas das iniciativas que visam ampliar a participação e aumentar as chances de países com menos recursos conquistarem medalhas.

Apesar dos desafios, muitos atletas continuam a treinar e se dedicar com o objetivo de realizar o sonho de subir ao pódio. A cada edição dos Jogos, novas histórias de superação e determinação são escritas, inspirando gerações futuras.

Veja também: Quanto os atletas ganham por medalha?

Tags

Autor