Por que a Rússia está fora das Olimpíadas 2024? Entenda o motivo

A última vez que disputou uma Olimpíada com bandeira própria e com hino próprio foi no Rio de Janeiro, no ano de 2016; entenda o que aconteceu

Publicado em 26/07/2024 às 12:44

Na cerimônia de abertura das Olimpíadas, nesta sexta-feira (26), muitas pessoas podem perceber a ausência da Rússia. Há um motivo para isso? O país está fora da edição de Paris.

Até 11 de agosto, mais de 10 mil atletas disputam medalhas em 329 eventos divididos em 48 modalidades. O Brasil é representado por mais de 270 atletas em quase 40 categorias.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) impôs que os atletas russos atuem sob o status de 'neutralidade', com nenhuma referência à sua nacionalidade. Ao todo, são apenas 15 representantes.

A punição vale também para os bielorrussos. As duas nações possuem representantes em disputas individuais. Ambos governos afirmam que houve falta de isonomia política da organização.

Por que a Rússia não está nas Olimpíadas 2024?

  • Rússia e Bielorrússia sofreram sanção do COI pelo fato de apoiar o governo de Vladimir Putin na invasão à Ucrânia, deflagrada em fevereiro de 2022.

Por que não pode usar a bandeira e hino da Rússia?

  • Isso acontece porque eles não representam nenhum país. A decisão permite a participação, mas caso descumpram haverá punição aos competidores.

O país já tinha sido punido por um escândalo de doping patrocinado pelo Estado. A última vez que pôde disputar uma Olimpíada com bandeira própria e com hino próprio foi no Rio, em 2016.

Tags

Autor