Sport: favorito, Guto Ferreira subiu Leão com campanha histórica e folgada; relembre

Treinador do Leão em 2019 e 2020, quando conquistou o acesso, agora chega como principal nome para assumir o clube após a saída de Mariano Soso

Publicado em 26/07/2024 às 9:29 | Atualizado em 26/07/2024 às 9:42

Livre no mercado desde maio, o nome de Guto Ferreira chega com força como novo comandante do Sport e assumir a vaga deixada nesta última quinta-feira (25), por Mariano Soso. O treinador deve acertar com o time pernambucano até dezembro de 2024 e chega com o mesmo objetivo da sua primeira passagem: o acesso para a Série A.

À frente do Sport em 2019 e 2020, Guto Ferreira conquistou o Campeonato Pernambucano 2019 e subir para a elite do futebol brasileiro como vice-campeão. O treinador comandou o Leão em 54 oportunidades com 25 vitórias, 23 empates e seis derrotas, tendo um aproveitamento final de 60,5%.

Relembre a passagem do treinador

Em fevereiro de 2019, o Sport acertou a contratação de Guto Ferreira para disputar o Campeonato Pernambucano, onde se sagrou campeão em abril. Porém sua principal missão no clube rubro-negro era conquistar o acesso para a Série A do ano seguinte, visto que o treinador já havia obtido este feito em outras duas oportunidades: Bahia (2016) e Internacional (2017).

De acordo com o próprio comandante, conquistar o uma vaga para a Série A com o Sport foi muito "legal", visto que o clube não tinha muito dinheiro e que foi necessário se adequar aquele momento para trabalhar com as peças que podia.

"Foi um acesso muito legal, porque quando assumimos o Sport não tinha dinheiro e foi pegando atletas disponíveis no mercado, alguns voltando de lesão, como era o caso do Charles e do Leandrinho, alguns jogadores que tinham passado por outros clubes e não tinham atingido o estágio de jogo, como o Guilherme, que acabou se tornando o artilheiro do campeonato", comentou o treinador em um coletiva na época que trabalhava no Ceará.

Foi sob o comando de Guto, que o Sport conquistou o acesso com certa folga, além do vice-campeonato da competição naquele ano ficando atrás apenas do Red Bull Bragantino. O Leão quebrou o recorde de pontuação, com 68 pontos obtidos nas 38 partidas disputadas. Foram 17 vitórias, 17 empates e apenas 4 derrotas, uma campanha nunca feita anteriormente, além de ter o artilheiro daquele ano, Guilherme que balançou as redes em 17 oportunidades.

Ao iniciar uma nova temporada no comando do Sport, Guto não teve um início prospero, com apenas duas vitórias, seis empates e uma derrota, essa para o Brusque na primeira fase da Copa do Brasil. Devido aos resultados negativos, foi demitido em fevereiro de 2020.

Quem deve ser o PRÓXIMO TREINADOR do SPORT? Confira possíveis NOMES

Tags

Autor