Olimpíadas: Grã-Bretanha, Reino Unido e Inglaterra; entenda a diferença e por que é a Grã-Bretanha que disputa os Jogos
Entende a diferença complexa que envolve questões geográficas, políticas e culturais; nas Olimpíadas, países que atuam separados no futebol se unem

As Olimpíadas de Paris 2024 estão chegando ao fim da sua primeira semana de eventos e são várias as histórias para contar, sejam elas "meramente" esportivas, sejam culturais ou até geopolíticas, como é o caso da realização das provas de Surfe no Taiti, na Oceania, a 15 mil quilômetros da capital francesa.
Mas existem outras, por exemplo, a que envolve o time da Grã-Bretanha.
Diferente do que vemos em outras competições, sobretudo as de futebol, como Copa do Mundo e na realidade não é um país, mas sim uma região, mais especificamente uma ilha no Reino Unido, este sim, um país formado por quatro nações constituintes.
São essas nações a Inglaterra, a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte, que tanto nos acostumamos a ver competindo separadamente em outras competições, com maior destaque, claro, às de futebol, como Copa do Mundo e Eurocopa.
Diferença entre Grã-Bretanha e Reino Unido
Como explicado, a Grã-Bretanha é uma região geográfica, enquanto que o Reino Unido é um Estado Nação, que contempla Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte, e que tem relação cultural com os países da Commonwealth, como Canadá, Austrália e Nova Zelândia.
Geograficamente, a Irlanda do Norte não está localizada na Grã-Bretanha, mas politicamente é parte do Reino Unido.
Sua localização geográfica é na Ilha da Irlanda, que contempla, ainda, a República da Irlanda, país independente e sem relação com o Reino Unido.
Para respeitar as distinções entre as nações e as tensões culturais que existem, é permitido aos atletas norte-irlandeses que escolham entre competir sob a bandeira da Irlanda ou da Grã-Bretanha.
Entenda a bandeira do Reino Unido
A bandeira do Reino Unido é uma junção das bandeiras de Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte, contando as três cruzes dos referidos países entrecortadas: a "Cruz de São Jorge", a "Cruz de Santo André" e "Cruz de São Patrício", respectivamente.
Embora compartilhem o mesmo chefe de Estado, no caso, o Rei Charles III, esses países possuem seus próprios chefes de governo, sejam presidentes ou primeiros-ministros, além do mesmo parlamento, com exceção dos países foram do espectro geográfica da Grã-Bretanha e Irlanda.