Qual é a altura de Rebeca Andrade? Confira altura e motivo dela ser baixinha

Principal nome da ginástica brasileira, Rebeca Andrade disputa cinco finais nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Veja quando serão as disputas

Publicado em 30/07/2024 às 10:52 | Atualizado em 01/08/2024 às 13:46

Além das grandes acrobacias e proficiência artistica de Rebeca Andrade, outra coisa da ginasta também chama a atenção de quem acompanha a ginástica apenas nas Olimpíadas: a altura dela.

Atletas da modalidade serem baixinhos se tornou uma característica "padrão", tanto no masculino quanto no feminino. E, apesar de Rebeca Andrade ser a atleta mais alta na equipe brasileira feminina de ginástica artistica, ela sequer chega aos 1,60m de altura.

Mas qual é a altura de Rebeca Andrade?

A atleta brasileira de 25 anos mede 1,55m de altura. Rebeca ainda chega a ser mais alta que atletas como Flávia Saraiva (1,48m) e Jade Barbosa (1,53m), sendo a mais alta da equipe brasileira feminina.

Altura das ginastas brasileiras nos Jogos de Paris-2024:

  • Flávia Saraiva: 1,48m
  • Júlia Soares: 1,53m
  • Lorrane dos Santos: 1,53m
  • Jade Barbosa: 1,53m
  • Rebeca Andrade: 1,55m

LOIC VENANCE / AFP
Rebeca Andrade faz pose durante apresentação individual na ginástica em Paris-2024 - LOIC VENANCE / AFP

Altura importa na ginástica?

A baixa estatura é, sim, uma vantagem na ginástica artística. Ginastas mais baixas possuem o centro de gravidade próximo ao solo, facilitando a execução de movimentos acrobáticos, saltos e giros. A altura reduzida permite maior facilidade e diversidade na execução de movimentos, impactando positivamente o desempenho.

No entanto, o impacto dos saltos e pousos no solo, especialmente em atletas que iniciam o esporte cedo, pode prejudicar o crescimento, resultando na baixa estatura comum entre ginastas.

VEJA TAMBÉM: Quais os brasileiros com mais chances de medalha em Paris-2024?

Finais da Ginástica Artística

A final por equipes está marcada para acontecer na tarde desta terça-feira (29), a partir das 13h15 (de Brasília). Já o individual geral, que conta com Rebeca Andrade e Flávia Saraiva, acontece nesta quinta-feira (1º), também às 13h15.

Já pela final do salto, Rebeca entra em ação no sábado (3), às 11h30. As finais da trave e solo acontecem na segunda-feira (5), às às 7h38 e 9h23 (de Brasília), respectivamente.

As disputas contam com ampla transmissão ao vivo da Rede Globo (TV aberta), SporTV (TV fechada), Globoplay (streaming) e CazéTV (YouTube).

Tags

Autor