Olimpíadas: Como funciona a disputa por equipes no Judô?
O Brasil disputa sua primeira luta por equipes mistas contra o Cazaquistão, neste sábado, 3 de agosto, pelas oitavas de final da modalidade.
As disputas por equipes mistas no judô começam neste sábado, 3 de agosto, nas Olímpiadas Paris 2024.
Essa é mais uma modalidade que o Brasil entra como favorito para conquistar medalhas. Inclusive, o país enfrenta o Cazaquistão amanhã (3), pelas oitavas de final.
A modalidade estreou nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Pelo fato de ter sido adicionado recentemente no torneio esportivo mais famoso do mundo, muitas pessoas não conhecem as regras da modalidade.
Como funciona o judô por equipes?
Ao todo, cada equipe dessa modalidade é composta por seis judocas, que são escalados para lutar em suas respectivas categorias de peso.
A equipe é dividida em três homens e três mulheres, dos pesos leve (-57 kg e -73 kg), médio (-70 kg e -90 kg) e pesado (+78 kg e +100 kg). É necessário que cada integrante tenha sido classificado para a disputa individual.
A partir disso, seis lutas serão disputadas para definir a pontuação de cada país. O país que tiver quatro vitórias primeiro se classifica à próxima fase.
Em caso de empate (3 a 3), uma categoria é sorteada para haver uma disputa extra. Essa luta é disputada no "Golden Score" - quem fizer o primeiro ponto fica com a vitória.
O chaveamento segue o padrão o das disputas individuais. A equipe que for desclassificada nas quartas de final enfrente a equipe que perdeu na semifinal em uma repescagem.
Vídeo: conheça Bia Souza, medalha de ouro no judô