Quem é Bia Souza? Conheça a judoca que ganhou primeiro ouro do Brasil nas Olimpíadas de Paris
Brasileira fez história nesta sexta-feira ao derrotar a israelense Raz Hershko; veja idade, altura, peso e quem é o maior ídolo de Beatriz Souza
Demorou, mas chegou! A brasileira Beatriz Souza, quinta colocada no ranking mundial, conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024.
A judoca brasileira disputou a final do judô feminino na categoria "acima de 78kg" no início da tarde desta sexta-feira (02) e venceu a israelense Raz Hershko.
A brasileira conseguiu aplicar um waza-ari em sua adversária e segurou a luta até o "estouro do relógio", saindo como vitoriosa e medalhista de ouro na categoria.
A lutadora concedeu entrevista logo após a conquista. "É inexplicável. É uma das melhores coisas do mundo", disse.
Quem é Beatriz Souza?
Nascida em Itariri, São Paulo, Beatriz Rodrigues de Souza tem 26 anos, 1,78m e pesa 115kg. Bia já possui duas medalhas de prata em mundiais: Budapeste 2017, por equipes mistas, e Tashkent 2022, no individual.
A mais nova medalhista de ouro começou a praticar judô aos 7 anos, com o incentivo do pai, por ser considerada uma criança muito imperativa. Seu maior ídolo é o ginasta Arthur Nory.
O pai da brasileira, Poscedonio José, é o seu único familiar que pratica o esporte. Além do judô, Bia já praticou natação.
Em 2023, Bia passou por uma cirurgia no cotovelo, mas conseguiu superar a lesão. A judoca disputa a sua primeira Olimpíada em Paris 2024.
A treinadora de Bia é figura conhecida no mundo do judô: Sarah Menezes, medalhista de ouro nas Olimpíadas de Londres 2012 na categoria até 48kg.
Após o fim da luta, em uma vídeo-chamada com familiares próximos, a brasileira dedicou a conquista à avó, que faleceu há cerca de dois meses.
CONFRONTOS DE BIA SOUZA
Nas oitavas de final, Beatriz estreou com vitória sobre a nicaraguense Izayana Marenco. Nas quartas, a adversária foi a sul-coreana Kim Ha-yun.
Pela semifinal, o desafio foi maior. Bia enfrentou a francesa Romane Dicko, que jogava em casa com o apoio da torcida e a presença do presidente Emmanuel Macron.
Matéria em atualização...
Simone Biles não quer mais enfrentar Rebeca Andrade; Entenda!