Quem é Noah Lyles? Conheça o homem mais rápido do mundo que pode bater recorde de Usain Bolt

Velocista norte-americano estreia nas Olimpíadas de Paris neste sábado e vai competir nos 100m e 200m; atleta se envolveu em polêmica há um ano

Publicado em 02/08/2024 às 23:59

O norte-americano Noah Lyles, nomeado o homem mais rápido do mundo, vai estrear nas Olimpíadas de Paris 2024 neste sábado (03), por volta das 6h55 (de Brasília), na prova de 100m rasos do atletismo.

O velocista de 27 anos, atual campeão mundial dos 100m e 200m, disputa sua segunda Olímpiada na carreira. Em Tóquio 2020, Lyles conquistou a medalha de bronze nos 200m.

CONHEÇA O HOMEM MAIS RÁPIDO DO MUNDO

Noah Lyles nasceu em Gainesville, nos Estados Unidos, em 1997. Com 27 anos, o fenômeno do atletismo é o principal nome que ameaça quebrar o recorde do jamaicano Usain Bolt, maior velocista da história.

Os recordes pessoais de Noah Lyles são os seguintes: 9.83 nos 100 metros e 19.31 nos 200 metros. Os números são responsáveis pela principal marca de um norte-americano na história.

O recorde mundial de Bolt nos 100m é de 9.58, conquistado no Campeonato Mundial de 2009.

Em Londres, pela última etapa da Diamond League de 2024, Noah Lyles fez o tempo de 9,81 segundos. Na ocasião, o velocista ficou atrás do jamaicano Kishane Thompson (9,77 segundos) e do queniano Ferdinand Omanyala (9,79).

Em Paris, o norte-americano terá que superar os campeões das Olimpíadas de Tóquio 2020: o italiano Marcell Jacobs (100m e 4x100m) e o canadense Andre De Grasse (200m).

Cartas de Yu-Gi-Oh!

Além da alta velocidade, o corredor é conhecido também pelo seu carisma. Antes de iniciar sua corrida nas eliminatórias para Paris 2024, Lyles sacou uma carta do anime Yu-Gi-Oh! e a mostrou para a câmera de transmissão.

Polêmica envolvendo a NBA

Lyles esteve envolvido em uma polêmica na segunda metade de 2023, quando criticou os campeões da NBA, a liga de basquete norte-americana, por se autointitularem "campeões mundiais".

Segundo Noah, você só pode ser considerado campeão mundial se a competição envolver equipes de diferentes países. Na NBA, existem 30 equipes, sendo 29 dos Estados Unidos e apenas uma do Canadá.

Sabe, o que mais me dói é que tenho que assistir às finais da NBA e eles têm o ‘campeão mundial’ na cabeça. Campeão mundial de quê? Dos Estados Unidos? Não me interpretem mal, eu adoro os EUA, às vezes, mas isso não é o mundo. Nós [Mundial de atletismo] somos o mundo. Temos quase todos os países aqui lutando, prosperando, colocando sua bandeira para mostrar que estão representados. Não há bandeiras na NBA”, afirmou.

A fala de Noah gerou uma repercussão negativa entre as principais figuras da liga norte-americana. O jogador do Phoenix Suns Kevin Durant tweetou: "por favor, alguém ajude esse cara", enquanto Draymond Green, do Golden State Warriors, disse: "ele tentou ser inteligente, mas deu errado".

Tags

Autor