Ginástica Olimpíada: Como são dadas as notas na trave? Entenda

Ginástica Artística vem rendendo várias medalhas ao Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, mas muitos ainda não entendem como são dadas as notas

Publicado em 05/08/2024 às 7:49

A ginástica artística vem rendendo muitas medalhas ao Brasil na Olimpíada de Paris. Já são duas pratas com Rebeca Andrade e um bronze por equipes. E nesta segunda-feira (5) teremos mais duas finais: na trave e solo.

Na trave, Rebeca Andrade está ao lado de Júlia Soares, também do Brasil. A disputa da final começa às 7h45 desta segunda.

Contudo, nem todos entendem bem como funcionam as notas nos aparelhos da ginástica. Confira abaixo:

Como funcionam as notas da trave na ginástica?

Nota de Dificuldade (D)

A nota de dificuldade é baseada nos elementos e combinações realizados pela ginasta durante a sua rotina. É calculada da seguinte forma:

  1. Elementos de Dificuldade: Cada elemento tem um valor específico de dificuldade, variando de A (mais fácil) a I (mais difícil). Os oito elementos mais difíceis realizados pela ginasta são somados para compor a nota de dificuldade.
  2. Bônus de Conexão: Ginastas podem obter pontos adicionais ao conectar elementos difíceis sem interrupção. Estes bônus são adicionados à nota de dificuldade.
  3. Requisitos de Composição: A rotina deve incluir certos tipos de elementos (por exemplo, giros, saltos, movimentos de dança) e cumprir com requisitos específicos para obter a pontuação total de dificuldade.

Nota de Execução (E)

A nota de execução começa em 10.0 e são feitas deduções baseadas na performance da ginasta. As deduções são feitas pelos juízes para erros como:

  • Forma: Erros na forma incluem pernas não esticadas, pés flexionados, etc.
  • Equilíbrio: Perda de equilíbrio, como passos ou quedas, resulta em deduções.
  • Precisão: Execução imprecisa de elementos, como giros ou saltos, também resulta em deduções.
  • Postura e Graça: A execução deve ser fluida e esteticamente agradável.

Nota Final

A nota final é a soma da nota de dificuldade (D) e a nota de execução (E):

 

Tags

Autor