Quem é Julia Soares? Conheça a brasileira que disputou por medalha na final da ginástica artística

Com apenas 18 anos de idade, Júlia Soares conta com dezenas de medalhas e é uma das esperanças para o futuro da ginástica artística brasileira

Publicado em 05/08/2024 às 8:06 | Atualizado em 05/08/2024 às 8:55

Entre as atletas que representam o Brasil na disputa da ginástica artística feminina, um nome brilha aos olhos dos torcedores.

Com apenas 18 anos de idade, a jovem Júlia das Neves Botega Soares já é medalhista olímpica e representa um futuro de vitórias do país neste esporte.

Quem é Júlia Soares?

Nascida em agosto de 2005, em Curitiba, Júlia começou na ginástica artística quando tinha apenas quatro anos de idade. Sua irmã, Giovanna, foi a grande inspiração para que ela iniciasse na modalidade.

Começou a competir no ano de 2018, quando disputou o Troféu Cidade de Jesolo, na Itália. Na ocasião, a equipe brasileira ficou na sétima colocação. No mesmo ano, Júlia conquistou o ouro no individual geral e na trave do Campeonato Brasileiro.

Foi em 2021 que Júlia começou a competir na categoria sênior. Nos Jogos Pan-Americanos, ocorridos no Rio de Janeiro, ela ajudou o país a conquistar o ouro por equipes. Na final de trave, Júlia alcançou o Bronze.

Já nos Jogos Sul Americanos, em 2022, Júlia conquistou o ouro por equipes, individual geral, trave e solo.

O fenômeno Júlia Soares tem inclusive um movimento inédito, que carrega seu sobrenome. "Soares" é uma manobra que ela utiliza para subir na trave desde os 15 anos.

No começo da carreira, a família dela ajudava na venda de bombons para conseguir custear as viagens para as competições.

Contando o bronze por equipes nos Jogos Olímpicos de Paris, Júlia Soares possui um quadro composto por mais de quarenta medalhas. 

Olimpíadas 2024: Brasil não participa de 5 modalidades em Paris

Tags

Autor