Brasil já venceu os Estados Unidos no Basquete? Veja histórico surpreendente

Brasil enfrentará Dream Team americano e chances de vitória são consideradas praticamente nulas, no entanto o histórico de confrontos é curioso

Publicado em 06/08/2024 às 15:18 | Atualizado em 06/08/2024 às 15:56

Nesta terça-feira (6), Brasil enfrenta os Estados Unidos pelas quartas-de-final do Basquete Masculino dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A partida está marcada para às 16h30, horário de Brasília, na Arena Bercy, na capital francesa, e terá transmissão da Globo, na tv aberta, Sportv, na tv fechada, da CazéTV, no YouTube e do Olympics.com, site oficial dos Jogos.

Uma vitória brasileira é considerada praticamente "impossível" por especialistas do esporte, o que se reflete nas principais casas de aposta, que colocam as ODDS do jogo em 1.01 para uma vitória dos Estados Unidos e de 15.47 para uma vitória brasileira.

As projeções se justificam não por uma fragilidade brasileira, que de fato não possui um grande time, mas, sobretudo, pela grande força do elenco norte-americano, que trouxe o Dream Team para Paris com nomes como LeBron JamesStephen CurryKevin DurantJayston Tatum, dentre outros.

Além disso, o histórico em Jogos Olímpicos é não só amplamente, mas totalmente favorável aos americanos, que venceu todos os 9 jogos entre os países em Jogos Olímpicos.

Brasil já venceu os Estados Unidos no Basquete?

Isso não significa, no entanto que o Brasil nunca tenha vencido os Estados Unidos na história.

Dos 84 jogos disputados entre os países na história, 70 terminaram com vitórias norte-americanas e apenas 14 com vitórias brasileiras, sendo a última delas em novembro de 2023, nas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Apesar da ampla desvantagem, o número é bastante significativo e torna o Brasil o país que mais vezes venceu os EUA em toda a história do basquete.

Mas, novamente apesar disso, todas essas vitórias foram contra formações dos Estados Unidos compostas majoritariamente por jogadores que não atuavam na NBA, o que, por si só, já as distanciam bastante do Dream Team que os brasileiros enfrentarão logo mais em Paris.

Vitória no Pan de Indianapolis é a maior da história da seleção; duelo em nos Jogos de Barcelona também foi marcante

Das 14 vitórias brasileiras contra os Estados Unidos, a de maior destaque, sem dúvidas, é a que aconteceu na Final do Pan-americano de Indianapolis, em solo americano, em 1987.

A partida contou com grandes atuações de Oscar Schmidt Marcel, considerados oisd dos maiores jogadores brasileiros da história do basquete e que marcaram, respectivamente 46 e 31 pontos na partida que terminou 120 x 115 à favor do Brasil.

A vitória foi historicamente importante também para os Estados Unidos, que rasgaram elogios aos brasileiros e perceberam a necessidade de usar, pela primeira vez, o Dream Team, em Barcelona, nos Jogos de 1992.

"Aquela derrota foi fundamental para que os Estados Unidos criassem o Dream Team para as Olimpíadas de Barcelona 1992. Quando perdemos para o Brasil, nós vimos o quanto o basquete internacional havia evoluído. Eu até me sinto lisonjeado por ter perdido aquela final do Pan para o Brasil e jamais esqueci daquele dia. Depois, nós ainda acabamos ficando com a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Seul 1988 e ficou realmente claro que precisaríamos criar a seleção mais forte possível!" declarou o ex-jogador americano David Robinson, em entrevista ao Globo Esporte.

Com nomes como Michael Jordan Charles Barkley, o Dream Team venceu a Seleção Brasileira por 127 x 83 pela quarta rodada dos Jogos de Barcelona.

O Brasil acabou eliminado pela Lituânia nas quartas-de-final, país que terminou com o bronze após ser eliminado pelos próprios Estados Unidos, que ganhariam o ouro contra a Croácia, na semifinal.

 

Tags

Autor