Rebeca Andrade pode perder o ouro? Entenda questionamento da romena em prova que a brasileira ganhou

Polêmica envolveu ginasta norte-americana e a Federação Romena de Ginástica, que irá apresentar dois processos no Tribunal Arbitral do Esporte; veja

Publicado em 07/08/2024 às 17:09

O Brasil todo comemorou a medalha de ouro da ginasta Rebeca Andrade no solo feminino das Olimpíadas de Paris 2024. A conquista marcou a quarta medalha da brasileira nesta edição Olímpica e sua sexta no geral.

Entretanto, o que é felicidade para uns pode ser tristeza para outros. Desde que a final terminou, houve uma controvérsia envolvendo a atleta romena Ana Barbosu, que inicialmente ficou com a medalha de bronze, na terceira colocação.

Após o resultado ser divulgado pelo telão do evento, a ginasta foi vista comemorando com a bandeira de seu país. Mas tudo mudou quando a equipe dos Estados Unidos entrou com um recurso para revisar a nota da norte-americana Jordan Chiles.

O recurso foi avaliado e a nota da estadunidense foi de 13.666 para 13.766, colocando-a na terceira colocação e 'roubando' a medalha da atleta romena.

Após uma revolta de torcedores romenos na internet, a Federação Romena de Ginástica afirmou que vai apresentar dois processos no CAS (Tribunal Arbitral do Esporte), contando com o apoio de autoridades romenas.

O primeiro-ministro da Romênia, Marcel Ciolacu, disse que vai boicotar a cerimônia de encerramento das Olimpíadas.

Entretanto, mesmo que haja qualquer alteração nas notas de Barbosu e Jordan Chiles, a brasileira Rebeca Andrade não será afetada, tendo sua medalha de ouro garantida, visto que nenhuma atleta poderia alcançar ou ultrapassar a nota tirada pela ginasta. Com isso, apenas a posição da norte-americana Chiles está em risco neste momento.

 

Tags

Autor