UOL - O melhor conteúdo

Regras e pontuação do Taekwondo: Entenda como funciona o esporte nas Olimpíadas

Saiba mais sobre esporte que pode render medalha para atletas brasileiros que vão competir nas Olimpíadas de Paris 2024; confira detalhes

Publicado em 08/08/2024 às 15:50 | Atualizado em 08/08/2024 às 16:42

O Taekwondo vai para o seu segundo dia nas Olimpíadas de Paris e já terá um brasileiro com chance de medalha nesta quinta-feira (08). O paraibano Edival Pontes, o Netinho, vai enfrentar o espanhol Javier Pérez Polo, às 15h49 (de Brasília), pela medalha de bronze da categoria até 68kg.

Taekwondo e suas regras nas Olimpíadas

O Taekwondo é um esporte de combate nascido na Coreia do Sul que envolve chutes na maioria dos seus golpes, sendo permitida também a existência de socos e bloqueio.

Os atletas utilizam capacete, protetor de tronco (hogu), protetor de antebraço, luvas, coquilha, protetor bucal e protetores de canela e pés.

Além disso, é utilizado o PSS (Protector Scoring System), sistema eletrônico que marca automaticamente os pontos quando os sensores detectam impacto nos locais corretos.

A luta é realizada em um tatame quadrado com 8x8 metros, além de possuir uma área de segurança com 2 metros ao redor da área de luta.

Entendendo a pontuação

  • Chute no tronco: 2 pontos (ou 3 pontos se for um chute giratório).
  • Chute na cabeça: 3 pontos (ou 4 pontos se for um chute giratório).
  • Soco no tronco: 1 ponto.
  • Kyong-go (Penalidade): Meio ponto (0,5) para o oponente.
  • Gam-jeom (Penalidade): Vale um ponto inteiro para o oponente.

A luta tem 3 rounds com 2 minutos cada, além de 1 minuto de descanso entre os rounds. Se houver empate, acontece o "Golden Point", round de desempate.

Tags

Autor