John Textor se aproxima de acordo para comprar clube da Premier League

Dono da SAF do Botafogo pode se desfazer de sua participação no Crystal Palace para assumir outra equipe que está na elite do futebol inglês.

Publicado em 15/08/2024 às 15:30

Principal acionista do Botafogo, o norte-americano John Textor avançou em sua negociação para adquirir o Everton, clube que disputa a Premier League. De acordo com o jornal inglês ''The Athletic'', as negociações tiveram grandes avanços durante os últimos dias.

Segundo a imprensa inglesa, o clube de Liverpool, bem como seu atual proprietário, o iraniano Fuad Moshiri, garantiram que Textor terá exclusividade em seu processo de compra.

O empresário busca interessados em comprar os Toffees, clube no qual é o principal sócio desde 2016. A 777 Partners, maior investidora do Vasco entre 2023 e 2024, chegou a se aproximar de um acordo, mas as negociações melaram.

O Everton passou por uma grave crise financeira durante os últimos anos. Entre 2019 e 2023, a equipe perdeu cerca de 400 milhões de libras. A situação caótica fez com que a Premier League tomasse medidas para punir o clube. Na última temporada, o time perdeu 8 pontos na tabela por violar regras financeiras.

John Textor terá de vender um de seus clubes

Para ter o controle do Everton, Textor, que também é dono de Lyon, Molenbeek e Crystal Palace, terá de abrir mão de sua participação na administração do clube inglês. Seu grupo, a Eagle Football Group, possui 45% das ações do time londrino.

Textor pretende vender seu ativo devido à impossibilidade de se tornar o sócio majoritário do Palace diante da recusa dos outros acionistas da equipe, na qual o americano investiu 86 milhões de libras para adquirí-la, no ano de 2021.

Tags

Autor