Sven-Göran Eriksson: Entenda a causa da morte do ex-técnico da Inglaterra
Nome consagrado no futebol europeu, o famoso treinador sueco foi diagnosticado com um câncer terminal no pâncreas e faleceu aos 76 anos
O ex-técnico Sven-Göran Eriksson morreu, aos 76 anos, nesta segunda-feira (26). Ele foi vítima de um câncer terminal no pâncreas e diagnosticado com "pouco tempo de vida" no último mês de janeiro. Sueco e natural da cidade de Sunne, o ex-treinador brilhou no comando da Seleção da Inglaterra e ainda da Lazio, da Itália, e Benfica, de Portugal.
"Com sorte, as pessoas dirão que eu era um bom homem, mas nem todos falarão isso. Tive uma vida boa", disse Eriksson, em recente entrevista para um documentário do Amazon Prime Video.
"Não se arrependam. Sorriam. Obrigado por tudo, treinadores, jogadores e torcedores. Foi fantástico. Cuidem de vocês, cuidem das suas vidas e vivam. Adeus", completou, em tom de despedida.
Em vida, Eriksson foi homenageado pela Lazio no estádio do clube no mês de maio. Antes de um dos jogos da temporada, deu uma volta no gramado e ganhou um mosaico feito por torcedores do clube.
Pouco tempo depois, comandou um "time de lendas" do Liverpool em amistoso. Depois, revelou que era um "antigo sonho" dirigir o tradicional clube da Inglaterra.
No geral, em quase 40 anos de carreira, o lendário técnico comandou 11 clubes e 4 seleções. Além disso, faturou 19 títulos, incluindo o último italiano da história da Lazio.
Durante a segunda, vários clubes tradicionais e entidades esportivas da Europa se manifestaram nas redes sociais. Entre eles: Benfica, Lazio, Uefa e Seleção da Inglaterra.
"Em nome da comunidade do futebol europeu, todos na UEFA estão profundamente tristes ao saber do falecimento de Sven Göran Eriksson. Uma figura querida no futebol, Sven venceu a Taça UEFA como treinador do IFK Göteborg em 1982, antes de levar a Lazio à Recopa Europeia 1999. Descanse em paz, Sven", disse a Uefa, em homenagem.